Preservação Digital em História da Educação Matemática

estratégias de digitalização de fontes históricas

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A pesquisa em Educação Matemática enfrenta desafios na era da digitalização. O tema central deste artigo é a preservação digital e a autenticidade de fontes digitalizadas para a elaboração de narrativas históricas em Educação Matemática. Desta forma, objetiva-se analisar as estratégias de digitalização de fontes históricas na História da Educação Matemática, avaliando os impactos e desafios associados a esse processo. Quais são os desafios associados à digitalização de fontes históricas na História da Educação Matemática? Em síntese, a digitalização contribui para a preservação da autenticidade e integridade dos documentos, elementos essenciais para a validade das fontes históricas.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

 
Publicado
2025-03-08
Como Citar
Domingues, J. M. (2025). Preservação Digital em História da Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22063
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)