APUA e Educação Matemática
o caso das correspondências de Ubiratan D'Ambrosio na Unicamp, 1995
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar como as correspondências presentes no Arquivo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio, especificamente relacionadas à sua posse como Professor Emérito da UNICAMP em 1995, elucidam aspectos da constituição do campo da Educação Matemática no Brasil e contribuem para o entendimento do processo de produção do conhecimento. As narrativas desveladas através das correspondências do Arquivo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio podem gerar uma reflexão acerca da constituição do campo da Educação Matemática no Brasil, conforme observado por meio das lentes de Hofstetter e Schneuwly (2017), no que concerne ao processo de produção do conhecimento. Por meio dessas cartas, percebeu-se não apenas o reconhecimento dos colegas de D’Ambrosio, mas também a rede de comunicação que ele construiu e sua influência na profissionalização e no avanço da Educação Matemática no Brasil.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado