Preservação Digital em História da Educação Matemática

estratégias de digitalização de fontes históricas

Autores

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A pesquisa em Educação Matemática enfrenta desafios na era da digitalização. O tema central deste artigo é a preservação digital e a autenticidade de fontes digitalizadas para a elaboração de narrativas históricas em Educação Matemática. Desta forma, objetiva-se analisar as estratégias de digitalização de fontes históricas na História da Educação Matemática, avaliando os impactos e desafios associados a esse processo. Quais são os desafios associados à digitalização de fontes históricas na História da Educação Matemática? Em síntese, a digitalização contribui para a preservação da autenticidade e integridade dos documentos, elementos essenciais para a validade das fontes históricas.

Biografia do Autor

  • Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

     

Downloads

Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Sessões Coordenadas (presencial)

Como Citar

DOMINGUES, Jonathan Machado. Preservação Digital em História da Educação Matemática: estratégias de digitalização de fontes históricas. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 7, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22063. Acesso em: 31 jan. 2026.