O contexto histórico e as práticas de iniciação à docência do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever o contexto histórico e as contribuições das atividades desenvolvidas e orientadas pelos professores de Matemática que, nos últimos seis anos, atuam no IFPA/Campus Belém. Para o desenvolvimento do estudo, elegemos como referência as práticas de iniciação à docência, visando a uma reflexão sobre seus impactos e seus reflexos no curso de Licenciatura em Matemática do IFPA, a partir de 2010. A pesquisa é qualitativa e baseia- se na análise documental, que se apoia nos arquivos da Coordenação de Matemática do IFPA/Campus Belém, no arquivo pessoal dos professores, nos relatórios, nos portfólios e nos artigos do PIBID/IFPA, obtidos do arquivo da Coordenação Institucional do PIBID/IFPA. Assim, inicialmente, apresentamos o contexto histórico do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA/Campus Belém. Em seguida, descrevemos a forma como foram propostas e desenvolvidas as atividades de iniciação à docência e, finalmente, enumeramos as contribuições provenientes dessas ações. Dessa forma, podemos perceber, por meio dos documentos pesquisados, algumas contribuições em termos de propostas e atividades de iniciação à docência realizadas, as quais entendemos como significativas para a melhoria da formação acadêmica no Curso de Licenciatu ra em Matemática do IFPA.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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