O contexto histórico e as práticas de iniciação à docência do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA

Autores

  • Raimundo Otoni Melo Figueiredo Professor Mestre, doutorando. Departamento de Formação de Professores do IFPA (DEPRO)/Campus Belém.
  • Rita Sidmar Alencar Gil Professora Doutora. Departamento de Formação de Professores do IFPA (DEPRO)/CampusBelém.
  • Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha Professora Doutora. Departamento de Formação de Professores do IFPA (DEPRO)/CampusBelém.
  • Fernando Cardoso de Matos Professor Mestre, doutorando. Departamento de Formação de Professores do IFPA (DEPRO)/Campus Belém.
  • Raimundo Neves de Souza Professor Mestre, doutorando. Departamento de Formação de Professores do IFPA (DEPRO)/Campus Belém.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o contexto histórico e as contribuições das atividades desenvolvidas e orientadas pelos professores de Matemática que, nos últimos seis anos, atuam no IFPA/Campus Belém. Para o desenvolvimento do estudo, elegemos como referência as práticas de iniciação à docência, visando a uma reflexão sobre seus impactos e seus reflexos no curso de Licenciatura em Matemática do IFPA, a partir de 2010. A pesquisa é qualitativa e baseia- se na análise documental, que se apoia nos arquivos da Coordenação de Matemática do IFPA/Campus Belém, no arquivo pessoal dos professores, nos relatórios, nos portfólios e nos artigos do PIBID/IFPA, obtidos do arquivo da Coordenação Institucional do PIBID/IFPA. Assim, inicialmente, apresentamos o contexto histórico do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA/Campus Belém. Em seguida, descrevemos a forma como foram propostas e desenvolvidas as atividades de iniciação à docência e, finalmente, enumeramos as contribuições provenientes dessas ações. Dessa forma, podemos perceber, por meio dos documentos pesquisados, algumas contribuições em termos de propostas e atividades de iniciação à docência realizadas, as quais entendemos como significativas para a melhoria da formação acadêmica no Curso de Licenciatu ra em Matemática do IFPA.

Downloads

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

FIGUEIREDO, Raimundo Otoni Melo; ALENCAR GIL, Rita Sidmar; ROCHA, Maria Lucia Pessoa Chaves; MATOS, Fernando Cardoso de; SOUZA, Raimundo Neves de. O contexto histórico e as práticas de iniciação à docência do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6174. Acesso em: 1 fev. 2026.