Análise de livros didáticos produzidos na Bahia nas décadas de 1960 e 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos
Resumo
Neste artigo apresentamos as primeiras compreensões elaboradas a partir da análise comparativa de alguns conteúdos algébricos explicitados nos livros didáticos Matemática Moderna II e Matemática 6. O primeiro foi produzido na capital baiana, no final da década de 1960, por Omar Catunda, Martha Maria de Souza Dantas, Eliana Costa Nogueira, Neide Clotilde de Pinho e Souza, Eunice da Conceição Guimarães e Nôrma Coelho de Araújo. O livro didático Matemática 6 foi escrito na segunda metade da década de 1970 e apenas a última autora não participou dessa produção. Considerando as formulações de Alain Choppin, Roger Chartier e tomando o livro didático como um objeto da cultura escolar, procuramos compreender as apropriações realizadas pelos autores dos intensos debates realizados no cenário nacional e internacional com propostas de mudanças para a matemática escolar. Com a análise realizada foi possível compreender a mudança na linguagem matemática e no formalismo com que os autores abordam os conteúdos algébricos analisados.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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