O saber medir no caso do ensino primário paulista: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895)

  • Deoclecia de Andrade Trindade Aluna do doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo –Campus Guarulhos.

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo compreender o ensino do medir na escola primária paulista (1890–1970). De modo específico, pretende-se investigar sobre os princípios advindos da obra The Psychology of Number de Dewey e McLellan (1895), que circulou a partir do final do século XIX e articula o conceito de número com o medir, com vias a identificar se há indícios deles entre os programas do curso primário paulista, 1890-1970. Os resultados apontam, ao que tudo indica, que até os anos trinta do século XX não há vestígios nos programas paulistas da concepção psicológica defendida por Dewey e McLellan para a origem do número associado ao medir. E consequentemente, o processo racional das medidas também não é observado entre as prescrições educativas de São Paulo. Dito de outro modo, apenas com os programas de 1949/50 e 1968 é possível identificar indícios da natureza psicológica do número com ênfase aos estágios de medição. 
Como Citar
Trindade, D. de A. (1). O saber medir no caso do ensino primário paulista: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6208
Seção
Sessões Coordenadas