O saber medir no caso do ensino primário paulista: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895)
Resumo
Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo compreender o ensino do medir na escola primária paulista (1890–1970). De modo específico, pretende-se investigar sobre os princípios advindos da obra The Psychology of Number de Dewey e McLellan (1895), que circulou a partir do final do século XIX e articula o conceito de número com o medir, com vias a identificar se há indícios deles entre os programas do curso primário paulista, 1890-1970. Os resultados apontam, ao que tudo indica, que até os anos trinta do século XX não há vestígios nos programas paulistas da concepção psicológica defendida por Dewey e McLellan para a origem do número associado ao medir. E consequentemente, o processo racional das medidas também não é observado entre as prescrições educativas de São Paulo. Dito de outro modo, apenas com os programas de 1949/50 e 1968 é possível identificar indícios da natureza psicológica do número com ênfase aos estágios de medição.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado