Indícios de experimentações matemáticas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro
Resumo
Este artigo investigou alguns indícios de experimentações matemáticas que se sucederam no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, durante a década de 1960. Este recorte temporal foi escolhido por retratar a época em que três de suas ex-alunas, nossas entrevistadas, estudaram nesse centro. Deste modo, buscando uma apropriação de uma historiografia da educação matemática, bem como da educação e da história, conseguimos identificar, por meio dessas entrevistas, indícios de que a maior influência no seu ensino de matemática, no período analisado, de fato, foi da escola nova, contudo, foi possível observar também a presença de heranças de outras diferentes propostas pedagógicas.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado