As frações nas edições da Segunda Aritmética da Série Concórdia
Resumo
Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas estavam inseridas num projeto missionário e comunitário que buscava ensinar língua materna, Matemática, valores culturais, sociais e religiosos. Nesse contexto, aborda-se a presença das frações nas duas edições da Segunda Aritmética da Série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, no século XX. A investigação está baseada no referencial da pesquisa histórica e do conceito de cultura escolar. Verificou-se que nas edições da Segunda Aritmética se prioriza o significado das frações 1/2, 1/3 e 1/4, pelo método de ensino intuitivo. As frações estão contextualizadas com práticas socioculturais, desenvolvidas nas comunidades em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas, associadas com unidades dos sistemas de medidas e operações comerciais.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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