Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: percepções de professores do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre dificuldades de aprendizagem em Matemática a partir de percepções de professores do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aproximações de um estudo de caso. A partir de um estudo bibliográfico sobre Teoria da Aprendizagem Significativa, ensino da Matemática e aspectos históricos das dificuldades de aprendizagem em Matemática e de uma pesquisa de campo com cinco professores do Ensino Médio, procuram-se identificar causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática. As dificuldades estão relacionadas a fatores intra e extra-escolares, tais como: falta de interesse dos estudantes para aprender; falta de conhecimentos básicos de conteúdos desenvolvidos no Ensino Fundamental e metodologia de ensino. Para mudar tal situação, sugere-se: reorganização curricular, valorizando a postura ativa do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências; dinamização de estratégias de ensino; inovação de recursos didáticos; ressignificação do processo avaliativo.
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