A Matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX.

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Resumo

Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas buscavam ensinar a língua materna, Matemática, valores culturais, sociais e religiosos. Nesse contexto, aborda-se a Matemática nas orientações pedagógicas e nas aritméticas das séries Ordem e Progresso e Concórdia, editadas pela Igreja Luterana, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, no século XX. A investigação está baseada no referencial da pesquisa histórica e do conceito de cultura escolar. As aritméticas analisadas priorizavam números naturais, frações, números decimais, sistemas de medidas, aritmética comercial e geometria prática. Destaca-se a construção do conceito de número de forma intuitiva, o desenvolvimento de habilidades para o cálculo escrito e mental e o uso do conhecimento formal da Matemática, com o objetivo de desenvolver conhecimentos úteis para vida dos alunos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Estágio Pós-doutoral em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Kuhn, M. C. (2019). A Matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6420
Seção
Sessões Coordenadas