Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC)
Resumo
Com a instalação de escolas alemãs no município de Antônio Carlos (SC), e dentre as proposições para um ensino da matemática, via-se a indicação de conteúdos que se voltavam para atividades cotidianas, notadamente aquelas ligadas ao comércio e a economia. Em face dos cadernos escolares do aluno José Junkes, datados de 1942, da Escola Isolada Egito, uma das escolas alemãs instaladas em Antônio Carlos, objetiva-se aqui analisar se e como tal discurso se constituía como um agente e efeito de uma educação financeira. Para este estudo, apoia-se em ferramentas teórico-metodológicas a partir dos estudos de Michel Foucault. Por ora, observa-se que uma educação financeira, que se apresenta na matemática escolar alemã, volta-se para a preparação para o trabalho comerciário, bem como para formar indivíduos que saibam economizar.
Referências
Caldart, R. S. et al (Org.). (2012). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular.
Foucault, M. (2007). As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Foucault, M. (2009). A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Rio de janeiro: NAU.
Foucalt, M. (2017). A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Gaertner, R. (2004). A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. (Tese de Doutorado). Rio Claro/SP: Universidade Estadual Paulista
Kreutz, L. (1991). Professor Paroquial: Magistério e Imigração Alemã. 1. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFGRS.
Oliveira, A. M. & Fonseca, T. M. G. (2007). Contribuições de Deleuze: o acontecimentalizar no social e as sinuosas linhas da trama institucional. Psico, 38(2), 133-138.
Reitz, R. (1988). Alto Biguaçu: narrativa cultural tetrarracial. Florianópolis: Ed. Lunardelli. Ed. da UFESC.
Schetz, D. (2013). Política(s) de Nacionalização e Integralismo em Antônio Carlos: abrasileiramento?. Revista Santa Catarina em História, 7(2), 68-89.
XXXXX, X. X. X XXXXX, X. X. (XXXX). XXXXXXXXXXXXXX. XXXXXX, XX, XXXX.
Veiga-Neto, Alfredo. (2016). Foucault e a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado