Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC)

  • Francine Fragoso de Miranda Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Com a instalação de escolas alemãs no município de Antônio Carlos (SC), e dentre as proposições para um ensino da matemática, via-se a indicação de conteúdos que se voltavam para atividades cotidianas, notadamente aquelas ligadas ao comércio e a economia. Em face dos cadernos escolares do aluno José Junkes, datados de 1942, da Escola Isolada Egito, uma das escolas alemãs instaladas em Antônio Carlos, objetiva-se aqui analisar se e como tal discurso se constituía como um agente e efeito de uma educação financeira. Para este estudo, apoia-se em ferramentas teórico-metodológicas a partir dos estudos de Michel Foucault. Por ora, observa-se que uma educação financeira, que se apresenta na matemática escolar alemã, volta-se para a preparação para o trabalho comerciário, bem como para formar indivíduos que saibam economizar.

Biografia do Autor

Francine Fragoso de Miranda Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciada em Pedagogia pela UFSC (2016). Atuou como professora da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos no de 2016. Atualmente é Técnica em Educação na Prefeitura Municipal de Biguaçu, atuando na Educação de Jovens e Adultos. Aluna do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na UFSC.

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Publicado
2019-04-30
Como Citar
de Miranda Silva, F. F. (2019). Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6403
Seção
Sessões Coordenadas