Formação Inicial do Professor de Matemática: um olhar aos documentos oficiais de âmbito federal (1961-1974)
Resumo
Neste artigo é apresentado um estudo que teve como objetivo investigar os “saberes a ensinar” e os “saberes para ensinar” apresentados nos documentos oficiais de âmbito federal, recomendados para a formação inicial de professores em cursos de licenciatura em matemática, no período de 1961 a 1974. O estudo desenvolvido é de natureza qualitativa, do tipo documental, pois buscou-se a partir da interpretação de documentos, elaborar categorias de análise para atender ao objetivo de pesquisa. A partir deste estudo é possível afirmar que neste período houve uma valorização sui generis pelos documentos oficiais dos “saberes para ensinar”, e ainda da integração destes com os “saberes a ensinar”, constatando-se que ocorreu principalmente devido ao momento político da época, em que o país vivia no período da Ditadura Militar, e que a preocupação era com uma “formação tecnicista” do professor.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado