O desenho para ensinar na formação de professores primários paulistas: a expertise de Cimbelino de Freitas
Resumo
Neste texto é apresentada uma discussão a respeito do ensino do Desenho para a formação de professores primários paulistas a partir da análise de alguns escritos de Cimbelino de Freitas. Usa como principal referencial teórico os estudos de Hosftetter et al. (2017) sobre a constituição de saberes profissionais da docência via experts. Tendo em vista as finalidades da escola numa dada época, as fontes examinadas mostram que o desenho do natural aparece como uma matemática para ensinar, um dos instrumentos necessários para o ensino do Desenho, configurando-se assimcomo uma indicação metodológica imbuída de método e de concepções de ensino e de aprendizagem próprios
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado