O desenho para ensinar na formação de professores primários paulistas: a expertise de Cimbelino de Freitas

  • Marcos Denilson Guimarães

Resumo

Neste texto é apresentada uma discussão a respeito do ensino do Desenho para a formação de professores primários paulistas a partir da análise de alguns escritos de Cimbelino de Freitas. Usa como principal referencial teórico os estudos de Hosftetter et al. (2017) sobre a constituição de saberes profissionais da docência via experts. Tendo em vista as finalidades da escola numa dada época, as fontes examinadas mostram que o desenho do natural aparece como uma matemática para ensinar, um dos instrumentos necessários para o ensino do Desenho, configurando-se assim
como uma indicação metodológica imbuída de método e de concepções de ensino e de aprendizagem próprios

Como Citar
Guimarães, M. D. (1). O desenho para ensinar na formação de professores primários paulistas: a expertise de Cimbelino de Freitas. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7968
Seção
Mesas redondas - submetidas