Sessão 2: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS (1990-2006)
Resumo
Neste artigo é apresentado o resultado de uma investigação sobre o processo de implantação da disciplina História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe – UFS, dentro do marco cronológico de 1990-2006. Para atender a este objetivo, as fontes examinadas foram atas, portarias, ofícios, ementas e programas da referida disciplina, localizadas no acervo do Arquivo do Departamento de Matemática – DMA/UFS, no Arquivo Central da UFS e no Departamento de Administração Acadêmica – DAA. Além de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas docentes. Como fundamentação teórica, adotamos Chervel (1990) sobre as constituintes de uma disciplina escolar, Valente (2002, 2007) acerca da discussão sobre os aportes teóricos-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da matemática e a contribuição da História da Matemática para a Educação Matemática, Silva (2001) no que diz respeito à presença da História da Matemática em cursos de formação de professores e Le Goff (1992) sobre documento/monumento. Os dados coletados e examinados indicam que o processo de implantação da disciplina teve como pontapé inicial um curso sobre história da matemática ministrado por Irineu Bicudo em 1990, mesmo ano em que a disciplina passa a ser ofertada, entretanto, só passa a ser cursada em 1992. No que diz respeito aos livros adotados e as formas de avaliação pudemos constatar mais evidências em relação à contribuição da professora Telma Alves de Oliveira, por conta da documentação encontrada nos arquivos do DMA e de dados coletados por meio de uma entrevista. Mas, ao que parece quase não houve modificações significativas por parte dos outros professores no que diz respeito aos livros adotados como referência, a principal referência continuou a ser Boyer. E os instrumentos de avaliação adotados para a disciplina continuou a serem seminários e relatórios. Em relação aos conteúdos da história da matemática que compõem a ementa do curso na UFS, foi adotado o padrão de outras instituições de ensino superior, a exemplo, da USP e UNESP. Embora dentro do marco cronológico examinado tenham ocorrido mudanças na ementa, percebemos que as alterações ocorreram por meio da incorporação de novos conteúdos e da ampliação do marco cronológico que passou a incorporar temáticas próprias do século XX.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado