Joaquim Meneleu de Almeida Torrez e os saberes profissionais do professor que ensina matemática - I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, 1927
Resumo
O presente estudo aborda os saberes profissionais do professor que ensina matemática a partir da tese apresentada por Joaquim Meneleu de Almeida Torrez na I Conferência Nacional de Educação, realizada em Curitiba em 1927. Torrez era professor e diretor da Escola Primária de Ponta Grossa, a primeira escola destinada à formação de professores dessa cidade. Orientado pela interrogação “Que elementos do saber profissional do professor que ensina matemática emergem da análise datese de Torres?”, os dados produzidos são indicativos de que a tese proferida por Torrez nessa Conferência configura-se em um instrumento didático para o professor que ensina matemática no primeiro ano preliminar da escola primária. Concentra saberes matemáticos, que numa elaboração teórico-metodológica desta autora possibilitam caracteriza-los como “matemática para ensinar”.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado