PERCEPÇÕES SOBRE TORNAR-SE PROFESSOR
A VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
A formação de professores se faz presente em todas as discussões sobre educação, já que os êxitos e falhas que refletem na educação básica se iniciam na formação inicial do docente, que está concentrada no ensino superior, especificamente no seu curso de licenciatura. Este trabalho é referente a uma análise quali-quantitativa das percepções dos estudantes formandos de uma licenciatura em Ciências Biológicas a respeito da docência na educação básica, visando compreender os caminhos que levam a uma boa prática docente e o que seria necessário para que esses requisitos sejam atendidos. Os dados foram coletados por questionários de múltipla escolha e demonstram que um grande número dos estudantes não se sentem seguros ou não estão decididos sobre a sua futura profissão, a maioria deles acreditam que é necessário um aprimoramento no curso formador para uma maior qualidade na sua formação enquanto professor.
Referências
LIB NEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MELLINI, C. K.; OVIGLI, D. F. B. Identidade docente: percepções de professores de biologia iniciantes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. 1-22, 2020.
MORAES, C. B.; GUZZI, M. E. R.; SÁ, L. P. Influência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência. Ciência & Educação, v. 25, p. 235-253, 2019.
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. D. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista, v. 34, p. 1-31, 2018.
PANIAGO, R. N. et al. Quando as práticas da formação inicial se aproximam na e pela pesquisa do contexto de trabalho dos futuros professores. Ciências & Educação, v. 26, p. 2-17, 2020.
REIS, R. D. C.; MORTIMER, E. F. Um estudo sobre licenciaturas em ciências da natureza no Brasil. Educação em Revista, v. 36, p. 1-13, 2020.
ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C.; SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência & Educação, v. 18, p. 675-688, 2012.
TOLENTINO, P. C.; ROSSO, A. J. As representações sociais dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre o ser biólogo e o ser professor. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 15-33, 2014.