DE INOVAÇÃO À INCLUSÃO
EXPERIÊNCIAS RURAIS REMOTAS EM WESTMAN MANITOBA DURANTE A COVID-19
Resumo
Este artigo explora resultados de uma pesquisa realizada em contexto rural durante a COVID-19. Na pandemia, o ensino remoto emergencial foi adotado numa primeira instância em Manitoba, Canadá. No reinício do ano letivo, porém, as escolas retornaram às aulas físicas e alguns alunos, que tinham alguma condição médica que os impediram de retornar às escolas, precisavam de uma alternativa. A colaboração entre escolas de sete divisões escolares distintas no oeste da província possibilitou o desenvolvimento de um programa inovador de ensino remoto que atendesse a essa população. Esta pesquisa-ação coletou dados de pais, alunos, professores, consultores curriculares, e diretores dentro deste programa. Professores e consultores trabalharam juntos no planejamento pedagógico e logístico para que a inclusão dessas famílias na escola remota ocorresse de forma natural. Os pais de alunos assumiram uma posição de co-educadores de alunos da pré-escola ao oitavo ano, foram imersos num contexto remoto e se adaptaram a novos sistemas de ensino e avaliação. Diretores mantiveram contato com as famílias participantes do programa, e auxiliaram os demais profissionais em funções administrativas extras. Parte da análise destes dados, apresentada neste artigo, surtiu reflexões acerca do contexto de inovação em que o programa se desenvolveu, da inclusão de alunos no ensino e aprendizagem durante a pandemia, inclusão digital e comunicação remota. Pautados nas teorias de colaboração (digital), tecnologias e educação, COVID-19 e educação, e ensino remoto, as discussões apresentadas neste artigo abordam possibilidades, potencialidades, e desafios de uma educação ressignificada por conta da pandemia.
Referências
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Episode 9: Routines for the win [Video]. YouTube, 19 de Abril 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/9dlvU. Acesso em: 5 mar. 2021.
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Episode 8: Responsive remote teaching and learning [Video]. YouTube, 12 de abril de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/1Sy5h. Acesso em: 5 mar. 2021.
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Episode 7: Chat norms [Video]. YouTube, 10 de abril de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/YUyLW. Acesso em: 5 mar. 2021.
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Episode 6: Collaborative team meeting [Video]. YouTube, 09 de abril de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/y8h9G. Acesso em: 5 mar. 2021.
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Episode 5: Managing the virtual classroom [Video]. YouTube, 07 de abril de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/InG0V. Acesso em: 5 mar. 2021.
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Educating through a pandemic: Episode 1 [Video]. YouTube, 01 de abril de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2syWN. Acesso em: 5 mar. 2021.
ADAIR-GAGNON, K. [Kimberley Adair-Gagnon]. Educating through a pandemic: Let’s collaborate and share our strengths [Video]. YouTube, 31 de março de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/51DsC. Acesso em: 5 mar. 2021.
BATES, A. W. Teaching in a digital age. 2nd Edition. Vancouver: Tony Bates Associates. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/k6sIY. Acesso em: 5 mar. 2021.
BAXTER, J.; CALLAGHAN, G.; MCAVOY, J. Creativity and critique in online learning: Exploring and examining innovations in online pedagogy. Springer International Publishing AG. 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/3zt3m. Acesso em: 5 mar. 2021.
CARPENTER, D.; DUNN, J. We’re All Teachers Now: Remote Learning During COVID-19. Journal of School Choice, v. 14, n. 4, 567–594. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/WEXoF. Acesso em: 5 mar. 2021.
FAWNS, T. Postdigital Education in Design and Practice. Postdigital Science and Education, v. 1, n. 1, 132–145. 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/iKHxH. Acesso em: 5 mar. 2021.
FERNANDEZ, A.; SHAW, G. Academic Leadership in a Time of Crisis: The Coronavirus and COVID‐19. Journal of Leadership Studies (Hoboken, N.J.), v. 14, n. 1, 39–45. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/MO5ri. Acesso em: 5 mar. 2021.
GARCIA, I. Emergent leadership: is e-leadership importance in the quality of virtual education? Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 18, n. 1, 25–44. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/CHuHl.Acesso em: 5 mar. 2021.
GURR, D.; DRYSDALE, L. Leadership for challenging times. ISEA, v. 48, n. 1, 24-30. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/JsvWa. Acesso em: 5 mar. 2021.
MANITOBA. Welcoming our students back. #RestartMB Restoring Safe Schools COVID19 Education Plan. (2020). Disponível em: https://link.ufms.br/paf22. Acesso em: 5 mar. 2021.
MANITOBA REMOTE LEARNING SUPPORT CENTRE. (4 de janeiro de 2021). The Manitoba remote learning support centre. Disponível em: https://link.ufms.br/AKoLR. Acesso em: 5 mar. 2021.
MONTRIEUX, H.; RAES, A.; SCHELLENS, T. “The best app is the teacher” Introducing classroom scripts in technology‐enhanced education. Journal of Computer Assisted Learning, v. 33, n. 3, 267–281. 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/fjJ9P. Acesso em: 5 mar. 2021.
NORTH, R., VITTO, C., HICKAM, G., SANTEN, S., & MESSMAN, A. Remote Learning in the Time of COVID‐19. AEM Education and Training, v. 4, n. 3, 280–283. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/KX4xI. Acesso em: 5 mar. 2021.
PAIS, A.; COSTA, M. An ideology critique of global citizenship education. Critical Studies in Education, v. 61, n. 1, 1-16. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/vVYn9. Acesso em: 5 mar. 2021.
PLETSCH, M. D.; OLIVEIRA, M. C. P.; COLACIQUE, R. C. Inclusão digital e acessibilidade: Desafios da educação contemporânea. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, 13-23. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/2P3ZU. Acesso em: 5 mar. 2021.
POKHREL, S.; CHHETRI, R. A literature review on impact of COVID-19 pandemic on teaching and learning. Higher Education for the Future, v. 8, n. 1, 133-141. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/DIj1z. Acesso em: 5 mar. 2021.
REICHER, D. Debate: Remote learning during COVID‐19 for children with high functioning autism spectrum disorder. Child and Adolescent Mental Health, v. 25, n. 4, 263–264. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/oOqeY. Acesso em: 5 mar. 2021.
SALAKHOVA, E. Z.; SHAMSITDINOVA, M. G. Advanced pedagogical technologies in education in the 21st century. International Scientific Journal – Theoretical & Applied Science, v. 5, n. 85, 743-746. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/xVDPs. Acesso em: 5 mar. 2021.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: A falácia do “ensino remoto”. Universidade e Sociedade, v. 67, 36-49. 2021.
SCOTT, D.; LOUIE, D. Reconsidering rural education in the light of Canada’s indigenous reality. In.: M. Corbett; D. Gereluk (ed.). Rural teacher education: Connecting land and people. Springer, 113-133. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/QBNEI. Acesso em: 5 mar. 2021.
SINEK, S. Start with why: How great leader inspire everyone to take action. Penguin. 2009.
SLARK, C. Westman school divisions launch remote learning program together. The Brandon Sun.16 de setembro de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/xzDS9. Acesso em: 5 mar. 2021.
STRINGER, E. (2008) Action research in Education (2nd Ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson/Merrill Prentice Hall.
THE WESTMAN CONSORTIA. (2020). Leaders and Learners Newsletter, v. 15, n. 6, 3-4. Disponível em: https://link.ufms.br/uxrz9. Acesso em: 5 mar. 2021.
THOMPSON, N.; COLEMAN, A. [Voices in Education]. Parenting in COVID-19: An Irish experience [Video]. YouTube, 03 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/JS7sF. Acesso em: 5 mar. 2021.
THOMPSON, N.; THOMPSON, A. [Voices in Education]. Coping with COVID-19: A teacher 's experience [Video]. YouTube, 12 de janeiro de 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ILPG3. Acesso em: 5 mar. 2021.
YATES, S.; DICKINSON, H.; SMITH, C.; TANI, M. Flexibility in individual funding schemes: How well did Australia’s National Disability Insurance Scheme support remote learning for students with disability during COVID-19? Social Policy & Administration, 1-15. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/sAMe9. Acesso em: 5 mar. 2021.
WALLIN DAWN, C. Rural education: A review of provincial and territorial initiatives. Government of Manitoba. Canadian Council on Learning. 2009. ISBN-13:978-0-7711-4254-3.
Copyright (c) 2021 Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.