REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD
Resumo
A Educação a Distância (EaD) no Brasil já data de algum tempo, o que faz pensar sobre a construção da identidade de professores que atuam nessa modalidade de ensino. O trabalho docente às vezes é compreendido apenas pela sua dimensão técnica, deixando à margem a sua condição humana. Discutir a ação do professor na escola somente pelo seu caráter instrumental é abandonar e desconsiderar a importância da sua identidade pessoal e profissional no processo educativo. O objetivo deste texto é refletir e apontar proposições para a formação docente e sua identidade que trabalham na modalidade. Adotou-se a pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de memorial descritivo e entrevistas. Os estudos sobre a profissão e a identidade docente são fundamentados por Carrolo (1997); Tardif e Lessard (2011); Castells (2010); Pimenta (1999); Giddens (2004);Tardif (2002); Meksenas (2003); Dubar (2002, 2005, 2009); Abbud e Bussmann(2002); Brzezinski (2002); Nóvoa (1997); Lawn (2001); Garcia, Hypolito e Vieira (2005). Na EaD, por outro lado, as variedades de papéis, as desvalorizações do trabalho conforme sua execução trazem uma crise da identidade, deixando-a mais fragilizada. Os resultados apontam ainda que há necessidade de uma proposta de política de identidade para os docentes que atuam na EaD. Um aspecto positivo que poderá contribuir com sua identidade no processo de ensino-aprendizagem é a busca permanente de um processo dialógico que promova ação e reflexão entre os atores da EaD.
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