REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD

Palavras-chave: EaD, Identidade, Currículo, Formação de professores

Resumo

A Educação a Distância (EaD) no Brasil já data de algum tempo, o que faz pensar sobre a construção da identidade de professores que atuam nessa modalidade de ensino. O trabalho docente às vezes é compreendido apenas pela sua dimensão técnica, deixando à margem a sua condição humana. Discutir a ação do professor na escola somente pelo seu caráter instrumental é abandonar e desconsiderar a importância da sua identidade pessoal e profissional no processo educativo. O objetivo deste texto é refletir e apontar proposições para a formação docente e sua identidade que trabalham na modalidade. Adotou-se a pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de memorial descritivo e entrevistas. Os estudos sobre a profissão e a identidade docente são fundamentados por Carrolo (1997); Tardif e Lessard (2011); Castells (2010); Pimenta (1999); Giddens (2004);Tardif (2002); Meksenas (2003); Dubar (2002, 2005, 2009); Abbud e Bussmann(2002); Brzezinski (2002); Nóvoa (1997); Lawn (2001); Garcia, Hypolito e Vieira (2005). Na EaD, por outro lado, as variedades de papéis, as desvalorizações do trabalho conforme sua execução trazem uma crise da identidade, deixando-a mais fragilizada. Os resultados apontam ainda que há necessidade de uma proposta de política de identidade para os docentes que atuam na EaD. Um aspecto positivo que poderá contribuir com sua identidade no processo de ensino-aprendizagem é a busca permanente de um processo dialógico que promova ação e reflexão entre os atores da EaD.

Biografia do Autor

Edna dos Reis, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990/1) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: autor, leitor, texto, educação profissional e tecnólogo - mercado de trabalho.

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Publicado
2023-12-29
Como Citar
dos Reis, E. (2023). REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 3(1), 22. https://doi.org/10.55028/edutec.v3i1.15393