FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS

Palavras-chave: Formação docente, Jogos educativos digitais, Ensino híbrido

Resumo

Objetiva-se aqui refletir sobre a necessidade de os professores de ensino fundamental realizarem formação continuada para trabalharem com jogos educativos digitais, como estratégia suplementar de apoio ao ensino híbrido, para dar conta de estimular novas competências em seus alunos. A razão disto se deve ao fato de muitas escolas demandarem estes conhecimentos de seus docentes – haja vista que o mercado vem cobrando das escolas estas novidades tecnológicas. Ademais, jogos educativos digitais são um instrumento para tornar o conteúdo estudado mais atraente aos alunos – nativos digitais – e gerar maior engajamento destes no processo de aprendizado. Os jogos educativos digitais, se usados de modo contextualizado e com intencionalidade pedagógica, servem de ferramenta de apoio ao ensino híbrido e podem se tornar grande aliados dos profissionais de educação. A metodologia da pesquisa foi a bibliográfica e participativa ativa com a realização de Rodas de Conversas com professores de ensino fundamental, anos iniciais, da rede municipal do Rio de Janeiro. Para análise dos dados, foi utilizada a leitura flutuante como instrumento de pré-análise, seguida de exploração do material e tratamento dos resultados por meio de inferências, estrutura proposta por Bardin (2016). Os resultados da pesquisa apontam desafios da prática docente para ministrar aulas neste novo contexto, necessitando de formação continuada para promover a imersão digital de docentes e capacitá-los para criação de jogos educativos digitais sem uso de programação, por meio de um material orientador de apoio, produto educacional desta pesquisa, contendo estratégias de utilização de jogos educativos digitais no ensino híbrido para o ensino fundamental.

Biografia do Autor

Isadora Araújo do Nascimento, UniCarioca, SME-RJ

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca (MPNTDE/UniCarioca); Especialista em Educação Física Escolar (Estácio); Graduada em Educação Física (UFRJ). Realizou Curso de Formação de Professores em Nível Médio para Docência da Educação (LIVISA). Atualmente é Professora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Jorge Amado (SME-RJ).

Rosa L. de M. Valim, UniCarioca

Doutora em Psicossociologia (EICOS/UFRJ); Mestre em Design e Sociedade (PUC-Rio); Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio). Professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE/UniCarioca); Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência; Editora de Seção Artigos da Revista RECITE (REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO), da UniCarioca.

Regina C. P. de Moraes, UniCarioca, GP-COMDICI/IBICT

Pós-doutora em Ciência da Informação (MCTI/IBICT) e em Ciências Sociais (PUC-Rio); Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ); Mestre em Ciência da Informação (MCTI/IBICT); Bacharel em Direito (UERJ). Atualmente trabalha como Professora da Graduação e do Mestrado da UniCarioca; é pesquisadora associada do GT de Comunicação e Divulgação Científica do MCTI/IBICT; é líder responsável pelo GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência e é Editora Científica da Revista RECITE (REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO), da UniCarioca. Além de acadêmica, é poetisa e escritora, com 6 (seis) livros publicados pela Record Nova Era, Sagarana e Letra Certa.

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Publicado
2023-12-29
Como Citar
Araújo do Nascimento, I., L. de M. Valim, R., & C. P. de Moraes, R. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 3(1), 27. https://doi.org/10.55028/edutec.v3i1.17605