Vol. 4 (2025)
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PROGRAMA MS ALFABETIZA EM FOCO (2022–2025): ENTRE CONTRIBUIÇÕES E CONTRADIÇÕES

Publiée August 13, 2025

Résumé

Este artigo tem como objeto de estudo o Programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança”, política pública implementada no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi mapear e analisar a produção acadêmica sobre o referido programa, entre os anos de 2022 e 2025, buscando identificar as temáticas predominantes e as contribuições críticas dos estudos. A metodologia adotada consistiu em um levantamento bibliográfico em bases acadêmicas nacionais (Google Acadêmico, SciELO, Catálogo da CAPES, Sucupira e repositórios institucionais), identificando nove produções (sete artigos e duas dissertações) diretamente relacionadas ao tema. Os resultados foram organizados em quatro grandes eixos: formação de professores; análise da trajetória das políticas públicas; práticas pedagógicas de leitura e escrita; e avaliações externas. As análises revelam que, embora o programa tenha promovido ações de formação continuada e buscado responder aos prejuízos de aprendizagem no pós-pandemia, sua implementação está fortemente marcada por lógicas gerencialistas e meritocráticas, que limitam a autonomia docente e priorizam resultados em avaliações externas. Além disso, observou-se o avanço de parcerias público-privadas, reforçando processos de privatização simbólica e ideológica da educação pública. Conclui-se que a produção científica recente sobre o MS Alfabetiza contribui para uma leitura crítica da política, evidenciando suas potencialidades e contradições, e ressaltando a importância de repensar práticas formativas e avaliativas alinhadas a uma concepção emancipadora da alfabetização.