AMÉRICA LATINA NA (IN)DIFERENÇA:

latinidades (in)cobertas

Resumo

Este presente artigo propõe a perscrutar, pela via da Literatura Comparada Descolonial, os entre-lugares e entre-corpos que constituem a tessitura crítica da Rota Bioceânica – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile –, compreendida como lócus epistemológico de refundação das latinidades silenciadas. Ao retomar a fortitudo critica de Enrique D. Dussel e a proposição seminal de Edgar Cézar Nolasco em Literatura Comparada Descolonial (2025), argumenta-se que a (in)diferença latino-americana, engendrada pelo status quo eurocêntrico, obstaculizou a emergência de diálogos próprios, apagando convergências que já deveriam ser instituídas. Nesse raio fronteiriço, a crítica descolonial instaura-se como peça-motriz de desvelamento das rotas (in)cobertas, tensionando os apagamentos herdados da modernidade e instituindo formas outras de convivialidade intelectual. A Rota Bioceânica, mais que corredor geopolítico, deve ser a metáfora de uma circulação de saberes, afetos e críticas que desafia a tradição canônica e instaura a possibilidade de uma fortuna crítica sul-americana. O presente trabalho se ancora nessa visada disruptiva, cujo escopo amplia o debate sobre o filosofar-sendo para além da dialética ocidental, abrindo caminhos de pensamentos capazes de reconstituir as latinidades de paisagens adormecidas e de potencializar o lócus epistêmico da América Latina como espaço irradiador de saberes e intelectualidades efetivas no Cone-Sul como inquérito científico comparatista.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, INSTED - Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano

Professor Doutor em Estudos de Linguagens pelo PPGEL/FAALC - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Docente na Faculdade Insted (Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano) em que é Diretor do setor EaD - Núcleo de Educação a Distância e coordenador da graduação em Pedagogia (EaD). Possui o curso da Escola Superior de Controle Externo EaD - Tribunal de Contas de MS, ESCOEX. Graduado em Letras e Pedagogia. Membro associado da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados NECC/UFMS. Pesquisador de Artes e corporeidades da latino-americanas através do biolócus, Crítica Biográfica Fronteiriça, Experivivências, Estudos Fronteiriços na América Latina, Epistemologias do Sul, Descolonização e práticas contemporâneas. Membro do NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas - UEMS/CNPq. Mestre em Letras pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado em: Docência no Ensino Superior; Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e em Neuropsicopedagogia. Autor das obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro Poético (Poemas) e A Voz e a Resistência Fermina na Obra: “Senhorinha Barbosa Lopes” de Samuel Medeiros. Na União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, foi Diretor de Cultura no mandato 2018/2021 UBE-MS.

Publicado
2025-11-13