RETRATOS EM MOVIMENTO NA OBRA contínua de Herberto Helder

  • Sabrina Sedlmayer UFMG

Resumo

Gallimard, editor da obra de Proust, relatou um dia que os hábitos de revisão do memorialista francês perante os originais levavam os tipógrafos à loucura. As margens das folhas eram sempre devolvidas preenchidas por um novo material, e os erros e lapsos gráficos passavam despercebidos uma vez que o que era imperativo para o autor eram as lembranças, e estas, como agudamente demonstrou Walter Benjamin num ensaio seminal, de 1929, eram regidas pela lei do esquecimento. Idealizava a sua obra em um único volume, sem parágrafos, com colunas duplas, posto que “a unidade do texto está apenas no acttus purus da própria recordação, e não na pessoa do autor, e muito menos na ação” (Benjamin, 1994, p. 37).

Biografia do Autor

Sabrina Sedlmayer, UFMG

Professora Associada III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve, em 2017, o II Pós-Doutorado (UFRJ) sobre o tema "Subjetividade e Relato na Poesia Contemporânea". Em 2010 concluiu o I Pós-Doutorado, na Unicamp, em Teoria da Literatura (2010), com o tema "Narrativas do eu na literatura portuguesa". Suas pesquisas situam-se no campo da literatura comparada, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa. Possui Mestrado em Literatura Brasileira pela UFMG (1995) e Doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição (2001). Estudou na Universidade Nova de Lisboa em 1997/1998, Portugal. Até o momento já orientou 49 trabalhos de pesquisa de alunos em diferentes níveis (Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica). É membro de conselhos editoriais de vários periódicos nacionais e atua como parecerista ad hoc da Fapesp, entre outros órgãos de fomento. Foi editora da revista Aletria de 2013 a fevereiro de 2017. Autora dos seguintes livros: Jacuba é Gambiarra (Editora Autêntica); Pessoa e Borges: quanto a mim, eu (Editora Vendaval) ; Ao lado esquerdo do pai (Editora UFMG); Lavoura Arcaica: um palimpsesto (Memorial da América Latina) e 100 receitas sem leite e derivados (Editora Gutemberg). Organizadora, junto a outros colegas da UFMG e da USP, de Walter Benjamin: Rastro, aura e história (2012); Limiares e passagens em Walter Benjamin; O comum e a experiência da linguagem e Textos à flor da tela: relações entre cinema e literatura. Responsável pelo núcleo de pesquisa SAL -sobre alimentos e literaturas, desde 2015, e membro e vice coordenadora do NWB (Núcleo Walter Benjamin), desde 2005. No momento, participa de dois projetos internacionais: um com a Universidade de La Plata, Argentina, e outro com a UNIBO, Bologna, Itália.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Barttleby: escrita da potência. “Bartleby, ou Da Contingência” seguido de Bartleby, O Escrivão de Herman Melville. Edição de Giorgio Agamben e Pedro A.H. Paixão. Lisboa: Assírio&Alvim, 2007 a.

Sabrina Sedlmayer

Cadernos de Estudos Culturais

Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, n. 4, p. 165 – 172, jul./dez. 2010.

BENJAMIN, Walter. “A imagem de Proust”. Obras escolftidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura.Tradução de Sérgio Paulo Rouanet; prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 7 ed. São Paulo: Brasiliense: 1994.

HELDER, Herberto. Pftottomatton & vox. 3 ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995. LOPES, Silvina Rodrigues. Litterattura, defesa do attritto. Lisboa: Vendaval, 2003.

LOPES, Silvina Rodrigues. “Investigações poéticas do terror”. Diacríttica- Revista do Centro de Estudos Humanos. Série Ciências da Literatura. Número 23/3. Universidade do Minho, 2009. http:// ceh.ilch.uminho.pt. Acesso em 27 de setembro de 2010.

PIMENTEL, Diana. Ver a voz, ler o rostto. Uma polaróide de Herberto Helder. Autores da Madeira. Ensaios. 2007. Campo das Letras –Editores, S.A., 2007.

Publicado
2017-08-26