RETRATOS EM MOVIMENTO NA OBRA contínua de Herberto Helder

  • Sabrina Sedlmayer UFMG

Resumen

Gallimard, editor da obra de Proust, relatou um dia que os hábitos de revisão do memorialista francês perante os originais levavam os tipógrafos à loucura. As margens das folhas eram sempre devolvidas preenchidas por um novo material, e os erros e lapsos gráficos passavam despercebidos uma vez que o que era imperativo para o autor eram as lembranças, e estas, como agudamente demonstrou Walter Benjamin num ensaio seminal, de 1929, eram regidas pela lei do esquecimento. Idealizava a sua obra em um único volume, sem parágrafos, com colunas duplas, posto que “a unidade do texto está apenas no acttus purus da própria recordação, e não na pessoa do autor, e muito menos na ação” (Benjamin, 1994, p. 37).

Biografía del autor/a

Sabrina Sedlmayer, UFMG

Professora Associada III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve, em 2017, o II Pós-Doutorado (UFRJ) sobre o tema "Subjetividade e Relato na Poesia Contemporânea". Em 2010 concluiu o I Pós-Doutorado, na Unicamp, em Teoria da Literatura (2010), com o tema "Narrativas do eu na literatura portuguesa". Suas pesquisas situam-se no campo da literatura comparada, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa. Possui Mestrado em Literatura Brasileira pela UFMG (1995) e Doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição (2001). Estudou na Universidade Nova de Lisboa em 1997/1998, Portugal. Até o momento já orientou 49 trabalhos de pesquisa de alunos em diferentes níveis (Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica). É membro de conselhos editoriais de vários periódicos nacionais e atua como parecerista ad hoc da Fapesp, entre outros órgãos de fomento. Foi editora da revista Aletria de 2013 a fevereiro de 2017. Autora dos seguintes livros: Jacuba é Gambiarra (Editora Autêntica); Pessoa e Borges: quanto a mim, eu (Editora Vendaval) ; Ao lado esquerdo do pai (Editora UFMG); Lavoura Arcaica: um palimpsesto (Memorial da América Latina) e 100 receitas sem leite e derivados (Editora Gutemberg). Organizadora, junto a outros colegas da UFMG e da USP, de Walter Benjamin: Rastro, aura e história (2012); Limiares e passagens em Walter Benjamin; O comum e a experiência da linguagem e Textos à flor da tela: relações entre cinema e literatura. Responsável pelo núcleo de pesquisa SAL -sobre alimentos e literaturas, desde 2015, e membro e vice coordenadora do NWB (Núcleo Walter Benjamin), desde 2005. No momento, participa de dois projetos internacionais: um com a Universidade de La Plata, Argentina, e outro com a UNIBO, Bologna, Itália.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Barttleby: escrita da potência. “Bartleby, ou Da Contingência” seguido de Bartleby, O Escrivão de Herman Melville. Edição de Giorgio Agamben e Pedro A.H. Paixão. Lisboa: Assírio&Alvim, 2007 a.

Sabrina Sedlmayer

Cadernos de Estudos Culturais

Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, n. 4, p. 165 – 172, jul./dez. 2010.

BENJAMIN, Walter. “A imagem de Proust”. Obras escolftidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura.Tradução de Sérgio Paulo Rouanet; prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 7 ed. São Paulo: Brasiliense: 1994.

HELDER, Herberto. Pftottomatton & vox. 3 ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995. LOPES, Silvina Rodrigues. Litterattura, defesa do attritto. Lisboa: Vendaval, 2003.

LOPES, Silvina Rodrigues. “Investigações poéticas do terror”. Diacríttica- Revista do Centro de Estudos Humanos. Série Ciências da Literatura. Número 23/3. Universidade do Minho, 2009. http:// ceh.ilch.uminho.pt. Acesso em 27 de setembro de 2010.

PIMENTEL, Diana. Ver a voz, ler o rostto. Uma polaróide de Herberto Helder. Autores da Madeira. Ensaios. 2007. Campo das Letras –Editores, S.A., 2007.

Publicado
2017-08-26