A MOVIMENTAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO E EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Resumo
A expansão e interiorização dos Institutos Federais (IFs) desencadeou a entrada de novos docentes e servidores técnico-administrativos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Essa reconfiguração geográfica e política da Rede também deu origem a uma crescente demanda por remoções. No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), observamos um aumento expressivo nas solicitações de remoção, causando uma rotatividade marcante de professores na instituição. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa concluída no âmbito de um mestrado profissional em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que teve como objetivo compreender como as remoções de professores no IFSertãoPE se constituem e se inserem no contexto da expansão e interiorização dos IFs, identificando os motivos por trás dessa movimentação docente. O estudo, de natureza exploratória e qualitativa, envolveu análise de documentos, estudo bibliográfico, legislação pertinente e aplicação de questionários semiestruturados aos docentes do IFSertãoPE que solicitaram remoção entre 2017 e 2020. Os resultados destacam que questões familiares e a falta de estrutura no campus de lotação são os principais motivadores para as solicitações de remoção pelos docentes. Fica evidente a necessidade de o IFSertãoPE incentivar os servidores a permanecerem em seus campi originais. O desafio futuro é desenvolver uma política de gestão que estimule os servidores a contribuir efetivamente com a instituição, equilibrando as necessidades do campus e as demandas dos docentes por remoção.
Publicado
2024-12-01
Seção
ARTIGOS
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