A MOVIMENTAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO E EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Resumo

A expansão e interiorização dos Institutos Federais (IFs) desencadeou a entrada de novos docentes e servidores técnico-administrativos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Essa reconfiguração geográfica e política da Rede também deu origem a uma crescente demanda por remoções. No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), observamos um aumento expressivo nas solicitações de remoção, causando uma rotatividade marcante de professores na instituição. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa concluída no âmbito de um mestrado profissional em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que teve como objetivo compreender como as remoções de professores no IFSertãoPE se constituem e se inserem no contexto da expansão e interiorização dos IFs, identificando os motivos por trás dessa movimentação docente. O estudo, de natureza exploratória e qualitativa, envolveu análise de documentos, estudo bibliográfico, legislação pertinente e aplicação de questionários semiestruturados aos docentes do IFSertãoPE que solicitaram remoção entre 2017 e 2020. Os resultados destacam que questões familiares e a falta de estrutura no campus de lotação são os principais motivadores para as solicitações de remoção pelos docentes. Fica evidente a necessidade de o IFSertãoPE incentivar os servidores a permanecerem em seus campi originais. O desafio futuro é desenvolver uma política de gestão que estimule os servidores a contribuir efetivamente com a instituição, equilibrando as necessidades do campus e as demandas dos docentes por remoção.

Biografia do Autor

Ana Paula Furtado Soares Pontes, UFPB
Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação em Pedagogia (UFPE). É professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (Ppgaes). Atuou como vice-coordenadora do Ppgaes e, atualmente, é Coordenadora desse Programa. Membro Pesquisador da Fundación Red para la Educación em Iberoamérica (FREI). Lidera o Grupo de Trabalho, Formação e Educação Superior e desenvolve pesquisas na área de Trabalho e Educação, trabalho docente, formação de professores e Educação Superior. Foi diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE- Paraíba (2011-2015). Atuou na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, onde exerceu funções de Coordenadora Pedagógica no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco (atual Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Patrícia Deisymar Silva Martins, Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior (MPPGAV) pela Universidade Federal da Paraíba, Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Formação e Educação Superior (UFPB PPGAES). Possui Especialização - MBA Gestão de Pessoas e Relacionamentos Humanos ( 2011) e graduação em Tecnologia Química pela Universidade Federal da Paraíba (2000). É assistente em administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas , atualmente é lotada na Auditoria Interna da Instituição. Tem experiência em docência na área de Química, Física e Matemática onde atuou por 6(seis) anos no Estado da Bahia.
Bernardina Santos Araújo de Sousa, Instituto Federal de Pernambuco
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1988), especialista em Sociologia (1988) especialista em História do Brasil (1990), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é docente do Instituto Federal de Pernambuco, professora do curso de Licenciatura em Música do Campus Belo Jardim; membro do Núcleo Docente Estruturante desse mesmo curso; Professora e membro da Comissão Acadêmica Local do Mestrado Profissional em Educação Profissional PROFEPT- IFPE; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Música. Membro do Comitê Científico do IFPE; Pesquisadora na área de Currículo e Cultura; Práticas Pedagógicas em Espaços educacionais Formais e não formais; Relações de Gênero e Educação; Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino em EPT. Membro do Grupo de Pesquisa DIPEM - Diálogos Intercontextuais: Psicologia Cultural, Educação e Educação Musical; Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Formação e Educação Superior (UFPB PPGAES) e do grupo de pesquisa: Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica.
Publicado
2024-12-01