O NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

  • Alice Tepedino Centro Paula Souza
  • Ecleide Furlanetto Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Resumo

Este estudo fundamenta-se em uma investigação cujo objetivo principal é explorar as interconexões entre a pesquisa (auto)biográfica, as histórias de vida e os projetos de vida, especialmente à luz da legislação que orienta o trabalho docente na implementação do Novo Ensino Médio. O enfoque da pesquisa é qualitativo, ancorado nos princípios da pesquisa (auto)biográfica e sustentado por autores reconhecidos na área, como Delory-Momberger (2006, 2012), Josso (2007, 2010) e Passeggi (2010, 2011, 2020). Esses teóricos oferecem uma base sólida para entender como o indivíduo se forma por meio de experiências vividas e narrativas compartilhadas, proporcionando um rico contexto para a análise das trajetórias profissionais dos educadores. A investigação foi realizada em duas etapas. Na primeira, um questionário exploratório foi utilizado para identificar os professores que participariam das entrevistas narrativas. Selecionamos três professores atuantes no Ensino Médio em escolas da zona leste de São Paulo, com o intuito de captar uma diversidade de experiências e perspectivas. A escolha dessa localidade é relevante, pois reflete um contexto socioeconômico específico que pode influenciar a prática docente e a formação dos professores. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas narrativas, nas quais as histórias de vida dos educadores foram analisadas. Este método permitiu um mergulho profundo nas experiências pessoais e profissionais dos participantes, oferecendo insights sobre como suas trajetórias influenciam a prática pedagógica e os projetos de vida. Ao analisar as narrativas, buscamos delinear possíveis resultados e implicações do estudo, contribuindo para uma compreensão mais ampla do papel do professor no contexto do Novo Ensino Médio. Este trabalho não apenas ilumina as histórias individuais, mas também propõe reflexões sobre a formação docente e suas intersecções com políticas educacionais contemporâneas.

Biografia do Autor

Alice Tepedino, Centro Paula Souza
Atuante no mercado de trabalho a 33 anos, sendo 16 anos em empresas privadas em cargos administrativos. Por mais de 10 anos no cargo de Secretária Executiva e em outras atividades afins. Na área da educação atuo a 17 anos como professora do Ensino Médio e Técnicos na rede de ETECs Escolas Técnicas Estaduais, SENAC e ensino superior no Complexo Educacional FMU e FATEC Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba no curso superior de Secretariado. Experiência como Professor Tutor de Educação à Distância (EaD) nas modalidades Semipresencial e 100 on line. Formada em Secretariado Executivo Bilíngue (2003), Pós Graduada em Assessoria Executiva(2006) e Licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógico para Educação para Educação Profissional no curso de Secretariado (2010). Especialização em Educação de Jovens e Adultos (2015). Licenciatura em Língua Inglesa (2016), Licenciatura em Pedagogia (2018). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação na UNICID (2020 2022), linha de pesquisa Sujeitos, Formação e Aprendizagem com foco nos temas: Pesquisa (auto)biográfica, Formação docente, Projeto de vida e Narrativas de vida.
Ecleide Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Pós- Doutorado na Universidade de Barcelona (2008). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre 2006 e 2018. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (VIII CIPA), realizado em 2018. Líder do Grupo de Pesquisa, Narrativas, aprendizagens e formações (NARRAR, UNICID- CNPq). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq. Sócia da ANPED e parecerista do GT8- Formação de Professores. Desenvolve pesquisas com foco nos processos de aprendizagem e formação articuladas aos seguintes eixos: narrativas (auto) biográficas, enquanto dispositivo de pesquisa e formação; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis.
Publicado
2024-12-01