O NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Resumo
Este estudo fundamenta-se em uma investigação cujo objetivo principal é explorar as interconexões entre a pesquisa (auto)biográfica, as histórias de vida e os projetos de vida, especialmente à luz da legislação que orienta o trabalho docente na implementação do Novo Ensino Médio. O enfoque da pesquisa é qualitativo, ancorado nos princípios da pesquisa (auto)biográfica e sustentado por autores reconhecidos na área, como Delory-Momberger (2006, 2012), Josso (2007, 2010) e Passeggi (2010, 2011, 2020). Esses teóricos oferecem uma base sólida para entender como o indivíduo se forma por meio de experiências vividas e narrativas compartilhadas, proporcionando um rico contexto para a análise das trajetórias profissionais dos educadores. A investigação foi realizada em duas etapas. Na primeira, um questionário exploratório foi utilizado para identificar os professores que participariam das entrevistas narrativas. Selecionamos três professores atuantes no Ensino Médio em escolas da zona leste de São Paulo, com o intuito de captar uma diversidade de experiências e perspectivas. A escolha dessa localidade é relevante, pois reflete um contexto socioeconômico específico que pode influenciar a prática docente e a formação dos professores. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas narrativas, nas quais as histórias de vida dos educadores foram analisadas. Este método permitiu um mergulho profundo nas experiências pessoais e profissionais dos participantes, oferecendo insights sobre como suas trajetórias influenciam a prática pedagógica e os projetos de vida. Ao analisar as narrativas, buscamos delinear possíveis resultados e implicações do estudo, contribuindo para uma compreensão mais ampla do papel do professor no contexto do Novo Ensino Médio. Este trabalho não apenas ilumina as histórias individuais, mas também propõe reflexões sobre a formação docente e suas intersecções com políticas educacionais contemporâneas.
Publicado
2024-12-01
Seção
ARTIGOS
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