QUE PROFESSOR DE FÍSICA EXISTE EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIO E DE EFERVESCÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
Resumo
Este relato de experiência é um extrato do meu processo de formação enquanto professor-pesquisador-autor, cuja questão-título é a problemática que o norteia. Assim, o seu objetivo é refletir sobre a complexidade da minha existência como professor de Física em contextos universitário e de efervescência das Inteligências Artificiais (IAs). As reflexões empreendidas partem do meu background acadêmico-cultural: leituras, participação em palestras e cursos de curta duração; usos e apropriações de chatbots; demandas diárias de sala de aula e diversos deslocamentos de experiências. O que determinou a metodologia narrativa e qualitativa do relato. Por ora, os resultados alcançados indicam a necessidade de buscar perspectivas problematizadoras e reflexões contínuas, porque a minha condição deve ser pensada em termos de capacidade técnica; da pessoa do professor-pesquisador-autor; necessidade de transformação ou adaptação; de pensamento crítico; criatividade; ética; e lógica dos estudantes. Portanto, essa forma de pesquisa que se aprofunda nas vivências, significados e sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas experiências evidencia a emergência de muitas incógnitas: o que são as IAs como fenômeno social e cultural? Desenvolverá modelo(s) de qual(is) professor(es) ou tutor(es)? Como transformar as práticas e os sentidos do ensino de Física nesses contextos?
Publicado
2025-11-03
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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