A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A tecnologia é, sem dúvida, uma das maiores criações de todos os tempos, estando presente em nossas vidas de diversas maneiras, tanto nas rotinas pessoais quanto nas profissionais e educacionais. Este trabalho tem como objetivo compreender a inserção da tecnologia digitais nas salas de aula como recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, analisando as práticas tecnológicas adotadas nas escolas atualmente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico. Os resultados indicam que a inserção das tecnologias digitais no Ensino Fundamental potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o dinâmico, colaborativo e próximo da realidade dos alunos. Observa-se que o uso planejado e crítico desses recursos favorece a autonomia, o pensamento reflexivo e a construção de aprendizagens significativas. Conclui-se que a tecnologia, quando contextualizada e apoiada por políticas públicas eficazes, pode contribuir decisivamente para a ressignificação e a democratização da educação.
Publicado
2025-11-01
Seção
ARTIGOS
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