A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

A tecnologia é, sem dúvida, uma das maiores criações de todos os tempos, estando presente em nossas vidas de diversas maneiras, tanto nas rotinas pessoais quanto nas profissionais e educacionais. Este trabalho tem como objetivo compreender a inserção da tecnologia digitais nas salas de aula como recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, analisando as práticas tecnológicas adotadas nas escolas atualmente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico. Os resultados indicam que a inserção das tecnologias digitais no Ensino Fundamental potencializa o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o dinâmico, colaborativo e próximo da realidade dos alunos. Observa-se que o uso planejado e crítico desses recursos favorece a autonomia, o pensamento reflexivo e a construção de aprendizagens significativas. Conclui-se que a tecnologia, quando contextualizada e apoiada por políticas públicas eficazes, pode contribuir decisivamente para a ressignificação e a democratização da educação.

Biografia do Autor

Marcos Batinga Ferro, Universidade Federal de Sergipe
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/CNPq/UFS.
Luiz Claudio Correia dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em Educação. Bolsista Capes. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia NUCA/CNPq/UFS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/CNPq/UFS.
Jhonatas Isac Pereira Nunes Lima, Universidade Federal de Sergipe
Licenciado em Gegrafia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Neuroaprendizagem e Educação Digital pela Faculdade Iguaçu. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Grduação em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/CNPq/UFS.
Publicado
2025-11-01