É PRECISO FORMAR PARA DESMITIFICAR SOBRE AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Abstract
Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, que tem como objetivo realizar uma investigação a respeito dos mitos que ainda perpassam o tema das altas habilidades / superdotação, por meio da experiência com a execução do Projeto Piloto de identificação Altas habilidades/Superdotação na cidade de Campo Grande – MS. O atendimento realizado por este centro, inicia nas escolas a partir do encaminhamento do estudante com os comportamentos de superdotação para o processo de avaliação. Ao realizar as etapas do processo de avaliação, conversa com coordenadores, professores, pais e estudantes observamos que a fala destes sujeitos indicam a existência de mitos. Estes mitos podem influenciar no resultado da avaliação ou até mesmo impedir um estudante de ser avaliado e identificado. Essa questão foi constatada em nossa prática com a realização de um projeto piloto de identificação de estudantes dos 5º anos com Altas Habilidades/Superdotação no ano de 2019 por meio dos instrumentos utilizados no projeto e aplicados com os professores como a “Lista de Verificação de Indicadores de Altas Habilidades/ Superdotação”. Neste sentido os resultados obtidos voltam-se para a importância da formação dos professores, buscando conhecimento sobre a temática.
Published
2021-12-15
Section
ARTIGOS
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g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
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