É PRECISO FORMAR PARA DESMITIFICAR SOBRE AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Resumen

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, que tem como objetivo realizar uma investigação a respeito dos mitos que ainda perpassam o tema das altas habilidades / superdotação, por meio da experiência com a execução do Projeto Piloto de identificação Altas habilidades/Superdotação na cidade de Campo Grande – MS. O atendimento realizado por este centro, inicia nas escolas a partir do encaminhamento do estudante com os comportamentos de superdotação para o processo de avaliação. Ao realizar as etapas do processo de avaliação, conversa com coordenadores, professores, pais e estudantes observamos que a fala destes sujeitos indicam a existência de mitos. Estes mitos podem influenciar no resultado da avaliação ou até mesmo impedir um estudante de ser avaliado e identificado. Essa questão foi constatada em nossa prática com a realização de um projeto piloto de identificação de estudantes dos 5º anos com Altas Habilidades/Superdotação no ano de 2019 por meio dos instrumentos utilizados no projeto e aplicados com os professores como a “Lista de Verificação de Indicadores de Altas Habilidades/ Superdotação”. Neste sentido os resultados obtidos voltam-se para a importância da formação dos professores, buscando conhecimento sobre a temática.

Biografía del autor/a

Priscilla Basmage Lemos Drulis, UEMS
Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Pós graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís (2018). E pós graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2021). Atuo na Educação a 21 anos, dei aula 10 anos para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Lecionei na UNIDERP por 3 anos (02/2014 a 03/2017) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática. No ano de 2011 a 2019 foi técnica - Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para altas habilidades/superdotação, e professora do AEE do CEAM/AHS no ano de 2020. Atualmente atuo como Auxiliar Pedagógica Especializado (APE) na Escola Municipal de tempo Integral Iracema Maria Vicente. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
Publicado
2021-12-15