A GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR DA CRIANÇA EM MATO GROSSO DO SUL: PROGRAMAS TEMPO DE APRENDER E MS ALFABETIZA EM FOCO (2019-2022)

  • Silvia Cristiane Alfonso Viédes UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente artigo tem por tema a gestão do processo alfabetizador da criança e por objeto de pesquisa, as Políticas Educacionais de Alfabetização em território sul-mato-grossense. Nessa direção, em sentido macro, compreende-se a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que instituiu o Programa Nacional Tempo de Aprender e, em sentido meso, o Programa Estadual MS Alfabetiza. Dessa maneira, analisa-se como e em quais pontos e contrapontos da PNA pelos programas Tempo de Aprender e MS Alfabetiza se busca o controle político e científico sobre a gestão do processo alfabetizador da criança no estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, os objetivos buscam as concepções da política e da gestão dos Programas Tempo de Aprender e MS Alfabetiza pelos mecanismos de formação aos gestores do processo alfabetizador da criança. Como metodologia, explora-se o caráter qualitativo, de ordem bibliográfica e documental. Como resultados, o Programa Tempo de Aprender direciona formações específicas aos professores alfabetizadores e aos gestores escolares. Foram formuladas por diferentes órgãos do MEC, como a Secretaria de Alfabetização (SEAlf) criada pelo governo Bolsonaro e extinta pelo atual governo Lula e Secretaria de Educação Básica (SEB). Já o MS Alfabetiza, tem formaão com enfoque no professor alfabetizador. Conclui-se que as paridades dos Programas apontam para uma concepção de gestão gerencialista ao processo alfabetizador da criança, com ênfase à meritocracia.
Publicado
2023-12-10