OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO ALUNO COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Sara Monteiro Morais dos Santos Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Abstract

This article aimed to investigate the challenges involved in the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of inclusive education. The research problem consisted of addressing the main challenges faced by teachers in the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder and identifying which inclusion strategies can be used to overcome these challenges. The methodology used was a Systematic Literature Review, with a descriptive and qualitative approach, based on 15 articles retrieved from academic and scientific databases such as PubMed, Scopus, and Google Scholar, published in the last 10 years, using the following descriptors: Autism, Literacy, Inclusion, and Special Education. The results contributed to understanding that adapting traditional teaching methods to meet the specific demands of ASD can be complex and requires a deep understanding of the condition's characteristics. Thus, it is possible to highlight the importance of educational inclusion policies and the contribution of parents. Therefore, it can be concluded that overcoming such literacy challenges from an inclusive perspective demands a multidisciplinary approach that is sensitive to the individual needs of students, ensuring their full participation and academic development. Keywords: Autism. Literacy. Inclusion. Special Education.

Author Biographies

Sara Monteiro Morais dos Santos, Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Pós-graduação / Especialização / Lato Sensu em Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPAQ Graduação Licenciatura em PEDAGOGIA: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPAQ Experiência Profissional na Educação Básica CAIC ANTONIO PACE , Aquidauana , MS Professor de apoio 03/2024 - 10/2024 Contrato temporário Carga Horária: 40 Etapa: Ensino fundamental - (5ª a 8ª ou 6º a 9º)
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Published
2024-12-13