PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES “APRENDER APRENDENDO”

  • Iara Augusta da SILVA SED/MS
  • Olga Maria dos Reis FERRO UFMS/CPAQ

Abstract

Este artigo tem por objetivo descrever o Programa de Capacitação Continuada de Professores “Aprender Aprendendo”, desenvolvido entre os anos de 1997 e 1998 pela Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul (MS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas fontes documentais e bibliográficas produzidas para e durante o desenvolvimento do programa de capacitação em pauta. Embora o discurso presente na literatura consultada infira que o referido programa é inovador porque tem o seu foco na aprendizagem do professor e do aluno da escola básica, não toca na organização do trabalho didático do professor e, também, a sua vigência teve fim com a mudança de governo.

Author Biographies

Iara Augusta da SILVA, SED/MS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1978), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). É professora aposentada da rede estadual de Mato Grosso do Sul. É Especialista em Educação aposentada da rede estadual de Mato Grosso do Sul (2014). Exerceu a docência no Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Campo Grande (UNAES), no período de 2004 a 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, ALFABETIZAÇÃO e TRABALHO DIDÁTICO.
Olga Maria dos Reis FERRO, UFMS/CPAQ
Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), Mestre em Em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). Doutora Em Aducação pela UFMS (2012). Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho didático, políticas públicas, historia da educação, tecnologia de aprendizagem e filosofia e educação.

References

APRENDER APRENDENDO EM REVISTA. A arte de (re) construir o saber. Edição Especial do Programa de Capacitação Continuada de Professores. Grupo-Base. Secretaria de Estado de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS, dez. 1998.

DEMO, Pedro. Formação permanente de professores básicos: uma experiência exitosa em Mato Grosso do Sul. In: ROJAS, Jucimara (Org.). O ser professor: metodologias e aprendizagens. Campo Grande/MS: Ed. da UFMS, 2000. (Coleção Fontes Novas).

DEMO, Pedro. Aprender: o desafio reconstrutivo. In: APRENDER Aprendendo em revista. A arte de (re) construir o saber. Edição Especial do Programa de Capacitação Continuada de Professores. Grupo-Base. Secretaria de Estado de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS: dez. 1998.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Programa de Capacitação Continuada de Professores “Aprender Aprendendo”. Campo Grande/MS, 1998a.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Relatório: 1995/1998. Campo Grande/MS, 1998b.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Primeiro Curso do Programa de Capacitação Continuada “Aprender Aprendendo”. Relatório. Campo Grande/MS, 1998c.

ROJAS, Jucimara (Org.). O ser professor: metodologias e aprendizagens. Campo Grande/MS: Ed. da UFMS, 2000 (Coleção Fontes Novas).

SILVA, Iara Augusta. O discurso sobre a qualificação do professor da educação básica: um estudo da experiência desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul na década de 90. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2001.

Published
2014-10-31