PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES “APRENDER APRENDENDO”
Resumen
Este artigo tem por objetivo descrever o Programa de Capacitação Continuada de Professores “Aprender Aprendendo”, desenvolvido entre os anos de 1997 e 1998 pela Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul (MS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas fontes documentais e bibliográficas produzidas para e durante o desenvolvimento do programa de capacitação em pauta. Embora o discurso presente na literatura consultada infira que o referido programa é inovador porque tem o seu foco na aprendizagem do professor e do aluno da escola básica, não toca na organização do trabalho didático do professor e, também, a sua vigência teve fim com a mudança de governo.
Citas
APRENDER APRENDENDO EM REVISTA. A arte de (re) construir o saber. Edição Especial do Programa de Capacitação Continuada de Professores. Grupo-Base. Secretaria de Estado de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS, dez. 1998.
DEMO, Pedro. Formação permanente de professores básicos: uma experiência exitosa em Mato Grosso do Sul. In: ROJAS, Jucimara (Org.). O ser professor: metodologias e aprendizagens. Campo Grande/MS: Ed. da UFMS, 2000. (Coleção Fontes Novas).
DEMO, Pedro. Aprender: o desafio reconstrutivo. In: APRENDER Aprendendo em revista. A arte de (re) construir o saber. Edição Especial do Programa de Capacitação Continuada de Professores. Grupo-Base. Secretaria de Estado de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS: dez. 1998.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Programa de Capacitação Continuada de Professores “Aprender Aprendendo”. Campo Grande/MS, 1998a.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Relatório: 1995/1998. Campo Grande/MS, 1998b.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Primeiro Curso do Programa de Capacitação Continuada “Aprender Aprendendo”. Relatório. Campo Grande/MS, 1998c.
ROJAS, Jucimara (Org.). O ser professor: metodologias e aprendizagens. Campo Grande/MS: Ed. da UFMS, 2000 (Coleção Fontes Novas).
SILVA, Iara Augusta. O discurso sobre a qualificação do professor da educação básica: um estudo da experiência desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul na década de 90. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2001.
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