PESQUISA E FORMAÇÃO CONTINUADA: desafios das práticas cotidianas na gestão escolar
Abstract
O trabalho de formação continuada, que se realiza por meio de uma ação de extensão iniciada em 2006, torna-se o lócus da pesquisa interdisciplinar e faculta a seus participantes conhecer-se enquanto sujeitos situados no espaço escolar. Os participantes atuantes na instância da gestão desenvolvem estudos referentes as determinações da cultura social, constituídas pelos valores hegemônicos do cenário atual, a cultura institucional presentes nos papéis, nas normas, nas rotinas e nos ritos próprios do sistema e da escola e as características da experiência adquirida em sua história de vida e no trabalho para análise da complexa influência que as mesmas exercem sobre suas práticas e formação. A concepção de grupo privilegia uma dinâmica que parte da experiência de cada participante com a mediação do diálogo, desencadeia debates, instiga questionamentos semeia a comunicação, tanto numa instância interna quanto no intercâmbio externo com os diferentes interlocutores. As leituras de textos teóricos trazendo autores que discutem e contextualizam a escola e suas nuances, corroboram para análise e o repensar criticamente a formação e o ato de coordenar. A ação formadora obtém um conjunto de significados, comportamentos compartilhados e potencializam os intercâmbios sociais, as produções simbólicas que abre e, ao mesmo tempo limita, o horizonte profissional e a arte de participar na gestão escolar o próprio desenvolvimento interno, a evolução para a prática pensada, a autonomia e a reinterpretação das diferentes culturas que os envolvem.
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