PESQUISA E FORMAÇÃO CONTINUADA: desafios das práticas cotidianas na gestão escolar

  • Lucrécia Stringhetta MELLO UFMS/CPTL
  • Anízia Aparecida Nunes LUZ SEMEC/Três Lagoas/MS

Resumen

O trabalho de formação continuada, que se realiza por meio de uma ação de extensão iniciada em 2006, torna-se o lócus da pesquisa interdisciplinar e faculta a seus participantes conhecer-se enquanto sujeitos situados no espaço escolar. Os participantes atuantes na instância da gestão desenvolvem estudos referentes as determinações da cultura social, constituídas pelos valores hegemônicos do cenário atual, a cultura institucional presentes nos papéis, nas normas, nas rotinas e nos ritos próprios do sistema e da escola e as características da experiência adquirida em sua história de vida e no trabalho para análise da complexa influência que as mesmas exercem sobre suas práticas e formação.  A concepção de grupo privilegia uma dinâmica que parte da experiência de cada participante com a mediação do diálogo, desencadeia debates, instiga questionamentos semeia a comunicação, tanto numa instância interna quanto no intercâmbio externo com os diferentes interlocutores. As leituras de textos teóricos trazendo autores que discutem e contextualizam a escola e suas nuances, corroboram para análise e o repensar criticamente a formação e o ato de coordenar. A ação formadora obtém um conjunto de significados, comportamentos compartilhados e potencializam os intercâmbios sociais, as produções simbólicas que abre e, ao mesmo tempo limita, o horizonte profissional e a arte de participar na gestão escolar o próprio desenvolvimento interno, a evolução para a prática pensada, a autonomia e a reinterpretação das diferentes culturas que os envolvem.

Biografía del autor/a

Lucrécia Stringhetta MELLO, UFMS/CPTL
Professora -Associada- UFMS/MS. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), graduação em Pedagogia pelo Instituto Toledo de Ensino/SP (1970). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Três Lagoas e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFMS/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão escolar, interdisciplinaridade, currículo e avaliação, formação inicial e continuada de professor. Desenvolve pesquisa e coordena Grupo de Pesquisa-" Núcleo de Estudos Interdisciplinares" - GT-GEFI.
Anízia Aparecida Nunes LUZ, SEMEC/Três Lagoas/MS
Doutoranda em Educaçao a partir de 2012 pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grossso do Sul - Campus de Campo Grande). Possuo mestrado em Educação pela UFMS . Graduação em Pedagogia e especialização em políticas públicas, também pela UFMS - câmpus de Três Lagoas. Aprovada em concurso público, no ano de 2010, para o cargo de especialista em educação, atualmente desempenho a função de Coordenadora de Área da educação inftantil na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão educacional, Supervisão escolar, Formação docente e Educação Infantil.

Citas

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Publicado
2014-10-31