A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

  • Vera Cristina Almeida Puttini MENDES IFMS

Abstract

Esta pesquisa tem como foco a formação inicial do professor para o uso da informática na educação bem como sua prática educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e realizada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica, objetivando proporcionar mais familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Os cursos de Pedagogia vêm inserindo aos poucos a disciplina Informática Educativa em seus currículos e o uso da informática na educação vem sendo cada vez mais difundido. Nessa pesquisa procuramos verificar a formação inicial, momento em que o professor é preparado, e sua influência na prática para o uso da informática na educação, pois sendo responsável por oportunizar aprendizagens que facilitem o uso das tecnologias pelo aluno para fins pedagógicos, é necessário que este esteja bem preparado. Sob esta ótica estariam os objetivos desta disciplina sendo cumpridos? Estariam os professores sabendo como e para que utilizar as novas tecnologias na educação? Várias tentativas estão sendo feitas, porém a problemática da formação de professores para a informática educativa é complexa e parece estar muito aquém de ser resolvida. Procuramos assim contribuir para confirmação da necessidade de se repensar a formação universitária, possibilitando condições para que os futuros professores construam um acervo de conhecimentos baseados nos saberes profissionais de acordo com suas vivências em sala de aula.

Author Biography

Vera Cristina Almeida Puttini MENDES, IFMS
Professora da Prefeitura Municipal de Aquidauana. Tutora do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul da Rede e-Tec no curso Manutenção e Suporte em Informática. Graduada em Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduanda em Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores – GEPFIP/UFMS/CPAQ.

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Published
2014-10-31