A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

  • Vera Cristina Almeida Puttini MENDES IFMS

Resumen

Esta pesquisa tem como foco a formação inicial do professor para o uso da informática na educação bem como sua prática educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e realizada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica, objetivando proporcionar mais familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Os cursos de Pedagogia vêm inserindo aos poucos a disciplina Informática Educativa em seus currículos e o uso da informática na educação vem sendo cada vez mais difundido. Nessa pesquisa procuramos verificar a formação inicial, momento em que o professor é preparado, e sua influência na prática para o uso da informática na educação, pois sendo responsável por oportunizar aprendizagens que facilitem o uso das tecnologias pelo aluno para fins pedagógicos, é necessário que este esteja bem preparado. Sob esta ótica estariam os objetivos desta disciplina sendo cumpridos? Estariam os professores sabendo como e para que utilizar as novas tecnologias na educação? Várias tentativas estão sendo feitas, porém a problemática da formação de professores para a informática educativa é complexa e parece estar muito aquém de ser resolvida. Procuramos assim contribuir para confirmação da necessidade de se repensar a formação universitária, possibilitando condições para que os futuros professores construam um acervo de conhecimentos baseados nos saberes profissionais de acordo com suas vivências em sala de aula.

Biografía del autor/a

Vera Cristina Almeida Puttini MENDES, IFMS
Professora da Prefeitura Municipal de Aquidauana. Tutora do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul da Rede e-Tec no curso Manutenção e Suporte em Informática. Graduada em Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduanda em Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores – GEPFIP/UFMS/CPAQ.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. de. Informática e formação de professores.Coleção Informática para a mudança na Educação. ProInfo: Programa Nacional de Informática na Educação, Secretaria de Educação a Distância, Ministério da Educação. Brasília: USP/Estação Palavra, 2000.

ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, P. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional [recurso eletrônico]. 8. ed. Brasília: Câmara dos Deputados/Edições Câmara, 2013. 45p. Disponível em: < http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_8.ed .pdf?sequence=13>. Acesso em: 07 set. 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CRÓ, M. L. Que sentido dar formação dos professores/educadores? In: CRÓ, M. L. Formação inicial e contínua de educadores/professores. Porto: Porto Editora, 1998, cap. 1, item 1.

CUNHA, M. I; da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1995. cap. 2.

GATES, B. A estrada do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

MASETTO, M. T. Composição e Dinâmica de um Projeto: A Articulação das Novas Tecnologias e da Interdisciplinaridade na Formação de Educadores. In: FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. Coleção Fontes Novas. Campo Grande/MS: Ed. da UFMS, 1999.

MELLO, G. N. de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re) visão radical. Revista São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1. São Paulo: SEADE, jan./mar. 2000.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Quixote, 1992.

PACHECO, J. A de B. Formação de professores: teoria e práxis. Braga: Universidade do Minho, 1995.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. O processo formativo do professor. In: Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

TAJRA, S. F. Informática na educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 2. ed. São Paulo: Érica, 2000.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2000.

VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP: 1993. cap. 7.

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Publicado
2014-10-31