EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: PESQUISA EM ESCOLAS DE DOURADOS-MS
Resumen
A Educação Física (EF) é uma disciplina que tem como foco principal o conhecimento e a vivência das diversas manifestações da cultura corporal de movimento. Neste sentido, a prática corporal estudada na disciplina pode auxiliar no engajamento em atividades físicas como hábito de vida saudável. Este estudo objetivou avaliar a participação e a percepção dos alunos do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Educação Física. Este estudo é de natureza qualitativa do tipo descritiva, participaram desta pesquisa 375 alunos, sendo 85 alunos pertencentes ao 9°ano divididos entre três escolas e 290 alunos pertencentes ao 7°ano divididos entre cinco escolas, todas da rede pública da região de Dourados-MS. Aplicou-se um questionário contendo 14 questões, adaptado do estudo de Darido (2004). Os dados evidenciam que os alunos pesquisados gostam da disciplina de EF, porém a consideram pouco importante quando comparada com as demais. O grupo analisado participa com frequência das aulas, as consideram legais e animadas, no entanto percebe-se que os professores não têm apresentado uma variedade de conteúdos da cultura corporal, limitando ainda os conteúdos da EF ao Esporte. Concluímos que os alunos de Ensino Fundamental II da cidade de Dourados que participaram da pesquisa tem uma opinião positiva sobre a disciplina e participam das aulas, porém, nota-se que essa simpatia tem a ver com a irrelevância que os conteúdos e a disciplina representam, ou seja, eles gostam da Disciplina por ela não ser exigente, se tornando um momento de descontração e lazer na escola. Este contexto traz um alerta sobre a importância da disciplina na escola, destacando o fato da mesma ser um veículo para a promoção da saúde futura de jovens e adultos.
Publicado
2020-06-30
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.