ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO DO PROFESSOR MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PROINFO

  • Vera Cristina Almeida Puttini Mendes UFMS

Resumen

Este estudo versa sobre a organização do trabalho didático do professor pré-escolar da Rede Municipal de Educação (REME) de Aquidauana/MS, em virtude da implantação, em 2008, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). Tratamos da organização do trabalho didático como a relação educador e educando, mediada por conteúdos e tecnologias e estabelecida num espaço físico determinado. Refere-se à uma pesquisa qualitativa e bibliográfica organizada em três partes abordando a temática levantada e fazendo uma análise sobre a relação existente entre a organização do trabalho didático, a pré-escola e o Proinfo, sendo que para a coleta de dados utilizou-se a apreciação dos documentos relacionados ao Programa e à legislação correspondente. Pôde-se perceber que o Proinfo inseriu o computador nas escolas públicas com a finalidade de disseminar o uso pedagógico das tecnologias, porém no tocante às escolas da REME de Aquidauana/MS e a formação desses professores não houve uma continuidade neste processo, fato que remete a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre formação continuada para este fim, que favoreça o professor no cotidiano escolar. Foi possível identificar que muitos foram os avanços previstos na legislação em defesa da inserção do computador na educação, porém, em relação à Educação Infantil, nada de concreto ainda foi feito sobre esse assunto.

Biografía del autor/a

Vera Cristina Almeida Puttini Mendes, UFMS

Formada em Ciência da Computação

Pedagoga

mestre em educação

Doutoranda em educação 

Publicado
2021-01-03