ALFABETIZAR LETRANDO: AÇÕES EXTENSIONISTAS COM CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AQUIDAUANA/MS

  • Magda Barbosa da Silva UFMS/ CPAQ
  • Janaína Nogueira Maia Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Camila Ferreira da Silva

Resumen

O Presente texto emerge de um recorte do Projeto de Extensão: ALFABETIZAR LETRANDO: descobrindo e reconhecendo a escrita e as suas linguagens da UFMS/CPAQ que, ilustra a importância da alfabetização e letramento para o domínio da leitura e da escrita. Registra também que, alfabetizar por meio do letramento é, fundamental para a participação do indivíduo na sociedade, pois, suscitando que, o serhumano se comunica, tem acesso a informação e produz os seus conhecimentos. Dessa forma, pensar em gerir um Projeto de Extensão com a possibilidade de proporcionarsaberes às crianças, é, acima de tudo lançar habilidades e competências aos acadêmicos/as de Pedagogia nesse processo. A saber, a alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever. É uma habilidade de uso individual, possibilitando codificar e decodificar a escrita eos números. Já o letramento, é um processo que envolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. Portanto, com o Projeto, foi possível afirmar que, as crianças sujeitos sociais das ações extensionistas, ao se depararem com o cenário apresentado, são protagonistas, investigam, criam e, acima de tudo interagem, com significação, oportunizando espaço para expressarem os seus conhecimentos e ampliando os seus olhares para contextos diferentes de aprendizagens, bem como, o cognitivo, social e emocional, além defomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. Palavras-chave: Criança. Alfabetização, Letramento e, Protagonismo.

Biografía del autor/a

Janaína Nogueira Maia Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB) 2020 - Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança/Sociologia da Infância - Universidade do Minho em Braga/Portugal - 2018/2019 - Pós-dpc em Estudos da Criança com ênfase na Sociologia da Infância (UCDB).
Publicado
2023-12-09