A BNCC E A FORMAÇÃO DOCENTE: DA MULTIDISCIPLINARIDADE A INTERDISCIPLINARIDADE

  • Angélica Maria de Gasperi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Rúbia Emmel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Resumen

Esta pesquisa teve o objetivo geral de: Analisar as relações acerca da BNCC, a interdisciplinaridade e a formação de professores em um curso de formação continuada na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, com a tipologia de pesquisa nos pressupostos da investigação-ação. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário, com sete questões abertas. Através da Análise Textual Discursiva (ATD) foi possível identificar dois metatextos: - Interdisciplinaridade com 10 Unidades de Significado (US); - Multidisciplinaridade com seis US. A partir das análises das US e do embasamento teórico, foi possível evidenciar na formação de professores em Matemática a preponderância do conceito dubiamente de multidisciplinaridade, ao invés de interdisciplinaridade. Além disso, através das análises, constatamos a prescritividade a partir das compreensões da maioria dos professores acerca da relação entre a BNCC e a interdisciplinaridade, reforçando a perceptiva de uma racionalidade técnica fundamentada na BNCC. Deste modo, ressaltamos a necessidade de estudos mais aprofundados pelas formações futuras, visando tempo e espaço para discussões, com base na BNCC, para proporcionar segurança no ensino e para facilitar/motivar a aprendizagem em Matemática.
Publicado
2023-12-09