O FAZER PEDAGÓGICO: OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

A música surge da capacidade do homem de transformar sons e sentimentos em canções, sendo possível a implantação de um projeto pedagógico na Educação infantil, a música pode acalmar entreter, entrosar, socializar, e também educar, ensinar. São objetivo desta pesquisa: apresentar a manifestação da música desde os aspectos históricos que influenciam as relações e o aprendizado humano; definir música e caracterizar os benefícios de a ciência musical nas atividades no cotidiano da educação infantil. Trata-se, como procedimento metodológico, de uma pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica de relevância acerca da temática em estudo. Por fim, a expectativa desta pesquisa é apresentar como a música implementada no processo pedagógico na educação infantil cria condições de contribuir quanto aos aspectos ambientais e cognitivos da criança. colocando-a em contato com o lúdico, desenvolvendo aspectos motores, emocionais mediante a interação com pessoas, instrumentos, atividades e espaços.

Biografía del autor/a

Terezinha de Jesus Campos Franco, IFGOIANO URUTAÍ-GO
Graduada em Pedagogia (EPT) no Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí, Goiás.
Mariana Lucas Mendes , IFGOIANO URUTAÍ-GO
Graduada em Geografia, mestre em Educação Profissional e Tecnológica, com atuação na Educação Especial.
MALLU DE MENDONÇA BARROS, UNIFASAM - UFG

Doutoranda em Agronegócios, na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – PPGAGRO- UFG; Administradora; Mestre em Conservação e Preservação do Cerrado (PPGCRENAC-IFGOIANO); Servidora pública da Prefeitura de Goiânia, lotada Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA, atualmente licenciada para o doutorado). Docente universitária.

Publicado
2023-12-10