A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO

  • Fátima Cristina Duarte Ferreira CUNHA UFMS/CPAQ

Resumen

Com objetivo de realizar estudos sobre a contribuição das novas tecnologias, no atendimento educacional das salas de recursos multifuncionais na aprendizagem do aluno cego e verificar como está sendo sua aprendizagem, mencionando a contribuição das novas tecnologias, no atendimento educacional, foi realizada essa pesquisa. A pesquisa foi feita em escolas do município, onde percebemos que os recursos tecnológicos permitem ao deficiente visual quebrar não só barreiras sociais, mas também barreiras geográficas e de tempo, permitindo-lhe interagir com o mundo através da internet. Concluímos que o deficiente visual tem a capacidade de aprender e as novas tecnologias reconhecem e favorecem seu aprendizado. Para a elaboração do presente artigo utilizamos os seguintes autores: Mazzotta (1982), Guimarães (2005), Jannuzzi (2006), Arantes (2006), Glat (2007), Dorneles (2007), entre outras leituras.

Biografía del autor/a

Fátima Cristina Duarte Ferreira CUNHA, UFMS/CPAQ
Professora Mestre Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha é professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da UFMS, campus de Aquidauana.

Citas

ARANTES, Valéria A. (org). MANTOAN, Maria T. Égler, PRIETO, Rosângela G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

CARVALHO, Rosita E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

DORNELES, Claunice M. A contribuição das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual. Campo Grande/MS: Ed. da UFMS, 2007.

DUTRA, Claúdia P. Manual de orientação: programa de implantação de sala de recursos multifuncionais. Brasília: SEESP/MEC, 2010.

GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

GUIMARÃES, Mariuza A. C. A normalização na prática pedagógica e a construção do conceito de inclusão nas escolas comuns da educação básica. 2005. 118 p. Dissertação. (Mestrado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2005.

JANNUZZI, Gilberta de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas/SP: Associados, 2006.

MANTOAN, Maria T. Égler, PRIETO, Rosângela G., ARANTES, Valéria A. (Org). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

MASI, Ivete de. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2002.

MAZZOTTA, Marcos J. da S. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1982.

Publicado
2014-10-31