UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: SABERES COMPARTILHADOS COM A ESCOLA BÁSICA

  • Gabriella Mendes UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Resumo

A ameaça por estereótipo (“Stereotype threat”) é um fenômeno no qual, pessoas pertencentes a grupos estigmatizados se sentem sob ameaça de confirmar um estereótipo negativo atribuído ao grupo do qual fazem parte. Diversos grupos encontram-se sob este risco, especialmente: mulheres, negros e pessoas de baixo status socioeconômico. Frequentemente se atribui a estes grupos, e especialmente às mulheres, baixa aptidão para as ciências exatas. Este viés é observado desde a idade escolar, surgindo em crianças, e se estendendo à vida acadêmica e profissional. Ao serem submetidas à realização de tarefas específicas sob influência da ameaça pelo estereótipo, altos níveis de estresse e ansiedade aumentam significativamente a dificuldade da tarefa em curso. Cabe ressaltar que a adoção de instruções adequadas para a realização dos testes e a conscientização acerca da existência deste tipo de fenômeno tem efeito “protetor” para os grupos estigmatizados. Neste trabalho, apresentamos a construção da oficina, onde pretendemos refletir, realizando apresentações e atividades práticas de conscientização acerca da existência da ameaça pelo estereótipo, além de propormos sobre práticas que previnam a ocorrência deste fenômeno. Esta abordagem tem especial relevância por contribuir para a reversão das desigualdades de oportunidades enfrentadas por pessoas pertencentes a grupos estigmatizados. O público alvo para esta atividade serão alunos de escolas do ensino médio, professores inscritos em cursos de licenciatura ou qualquer curso de especialização em educação ou saúde, qualquer pessoa inserida na área da educação bem como demais profissionais de educação com formação em qualquer área do conhecimento, pais/mães/responsáveis e pessoas envolvidas com políticas públicas de educação e saúde.
Publicado
2021-12-16
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA