ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL E NO DISTRITO CAPITAL DO PARAGUAI – ASSUNÇÃO: DICOTOMIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica de cunho documental objetiva expor a história da criação dos Centros de altas habilidades/superdotação no Mato Grosso do Sul e no Ditrito Capital do Paraguai- Assunção, analisando a dicotomia entre o público e o privado. Parte-se do princípio que o estudante com Altas Habilidades/ Superdotação precisa receber um atendimento educacional especializado, para promoção e desenvolvimento de sua(s) habilidade(s), garantindo seu direito Universal de desenvolver suas potencialidades que devem ser ofertados pelas Escolas e pelos órgãos Federais, Estaduais e Municipais de Educação. Conclui-se que a apropriação de interesses particulares, por motivos de ideologia e economia, são fatores do capitalismo, que produz a precariedade e desagrega a sociedade. Necessita superar a exclusão social, reduzir as desigualdades e democratizar a sociedade, pois o público das AH/SD ainda que pertencente à educação especial, é uma classe “elitista” que por vezes são conduzidos pela sociedade neoprodutivista, por grupos com interesses particulares por disputa hegemônica, no atendimento aos propósitos de orientação capitalista liberal.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, UEMS
Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Pós graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís (2018). E pós graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2021). Atuo na Educação a 21 anos, dei aula 10 anos para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Lecionei na UNIDERP por 3 anos (02/2014 a 03/2017) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática. No ano de 2011 a 2019 foi técnica - Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para altas habilidades/superdotação, e professora do AEE do CEAM/AHS no ano de 2020. Atualmente atuo como Auxiliar Pedagógica Especializado (APE) na Escola Municipal de tempo Integral Iracema Maria Vicente. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
Publicado
2023-12-10