O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Resumo

O presente artigo é uma revisão do trabalho de conclusão de curso que busca uma reflexão por meio da prática de um aluno graduado do curso de Licenciatura em Computação, no Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido nos espaços de uma sala de recursos em uma escola pública municipal. A pesquisa fundamenta-se na inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramenta de apoio no desenvolvimento de alunos com necessidades especiais, sob um olhar inovador na busca da autonomia e inclusão efetiva. A inserção adequada dessas ferramentas educacionais digitais, orientadas especificamente para os casos em que foram ensinadas e compreendidas durante a graduação, permitiu a harmonia entre teoria e prática. Assim sendo, a contribuição desta pesquisa está na interface entre a Educação Inclusiva e a tecnologia, disponibilizando recursos para a potencialização do ensino e aprendizado de alunos especiais na educação escolar. Isso se torna um referencial a ser compartilhado no campo acadêmico para alunos do curso, considerando a carência de estudos de tal natureza referendados em repositórios e bancos de dados acadêmicos no escopo específico abordado neste estudo. Este trabalho de cunho qualitativo utilizou como metodologia de análise o Discurso do Sujeito Coletivo, trazendo contribuições para estudos na área da educação inclusiva por meio da utilização de metodologias adequadas à capacidade cognitiva do aluno autista, ampliando a qualidade no ensino especializado e promovendo a vida independente e inclusiva.

Biografia do Autor

César Machado, IFSul
Doutor em Educação e Ciências pela FURG (2017), Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS (2002), Especialista em Ciência da Computação pela UCPel (1999), Graduado em Engenharia Elétrica pela UCPel (1995). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSul. Desenvolve pesquisa na área da Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Educação a Distância e Gestão da Educação Mediada por Tecnologia nos grupos de pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia (FURG) e Tecnologia Digitais na Educação e EaD GPTEaD (IFSul). Compõe o Banco de Avaliadores de Curso do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (BASis).
Publicado
2024-12-01