O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A SUA ATUAÇÃO EM GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

  • Care Cristiane HAMMES UFMS
  • Jucimara ROJAS UFMS/CCHS
  • Ricardo Teiji Paula TAKAKI UFMS
Palavras-chave: Prática docente. Geografia. Fenomenologia. Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar a prática docente em Geografia nas escolas do município de Maracaju, Dourados e Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico apresenta como base a ação prática em Geografia com a criança, fundamentado na fenomenologia e interdisciplinaridade. Os principais referenciais são: Callai (2011), Castrogiovanni (2003), Costella (2003), Fazenda (1994, 2001, 2003), Japiassú (1976, 1996), Bicudo e Espósito (1994). A metodologia requer caráter qualitativo de cunho fenomenológico com enfoque nas análises ideográficas e nomotética. Os sujeitos são professores que atuam em Geografia nas escolas dos municípios elencados. Dialoga-se sobre a seguinte intencionalidade: como se mostra a prática docente em Geografia com a criança? Os depoimentos apontam que, na prática docente em Geografia com a criança, os sujeitos pesquisados procuram inovar, trabalhar a disciplina por meio de leituras observacionais e de imagens, criação de textos, com símbolos: pipa, boneco, desenhos, roteiros, mapas; com arte: música, poesia, teatro, histórias e com a tecnologia. Evitam compartimentar o espaço geográfico, pois nenhum lugar se explica por si mesmo. A abordagem das práticas apresenta fundamentos na interdisciplinaridade e em uma Geografia fenomenológica.

Biografia do Autor

Care Cristiane HAMMES, UFMS
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007), especialização em Geografia pela PUC-RS (2005) e graduação em Estudos Sociais (habilitação em Geografia e História) pelo Centro Universitário La Salle (2000), Atualmente é bolsista Capes no Doutorado em Educação. Foi docente nos cursos de Pedagogia, Física, Letras, Enfermagem e Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou nas disciplinas de Pesquisa II, Pesquisa III, Metodologia Científica, TCC, Didática, Filosofia, Prática de Ensino, Cartografia, Estágio Curricular Supervisionado, Geografia Humana, Introdução a Ciência Geográfica, Geografia do Turismo, Organização do Espaço Mundial, Ciências Sociais - Naturais e outras. Pesquisa sobre formação docente, metodologia científica, práticas pedagógicas, interdisciplinaridade e aprendizagem em Geografia.
Jucimara ROJAS, UFMS/CCHS
Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Titular, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1974),. Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) .Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós- Doutorado pela Universidade de Aveiro -Portugal em Formação, Desenvolvimento Humano e Ludicidade em Educação de Infância (2004). Atualmente como Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com experiência na área de Educação, ênfase em Educação,Formação Lúdica, Cultura e Prática Docente Interdisciplina, atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Interdisciplinaridade, Filosofia da Infância , Cultura e Linguagem Simbólica,Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Infância, Formação,Prática Docente e Ludicidade Infantil em ações de efetividade teórica e prática.
Ricardo Teiji Paula TAKAKI, UFMS
Psicólogo graduado pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Anhanguera-UNIDERP) em Campo Grande - MS com estágio clínico embasado pelas teorias e técnicas da Psicologia Transpessoal e Gestalt-Terapia. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realiza pesquisas com metodologia em Fenomenologia, atua na linha de Pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente. Pós-Graduando em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). Escritor de Livros Infanto-juvenis com temas voltados para a Psicologia, desenvolvendo o seu trabalho pautado na Linguagem Simbólica da Literatura Infantil.

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Publicado
2014-10-31