O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: concepções e metodologias de alfabetização

  • Cristiane Cabral ROCHA Pedagogia - formação de professores; alfabetização e letramento, narrativas autobiográficas
  • Mareide Lopes ARRUDA UEMS/CAMPO GRANDE MS
Palavras-chave: Prática-docente. Leitura e escrita. Formação de alfabetizadores.

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta resultado de uma investigação realizada em uma Escola Estadual, no município de Campo Grande MS. Tem como objetivo analisar algumas práticas docentes de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, do referido estabelecimento de ensino. Para alcançar os objetivos, empreendeu-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, entrevistas, relatos e questionários. A pesquisa tem base teórica em autores como Ferreiro (2001), Cagliari (1998), Huberman (2007), Soares (1985), dentre outros. Nesse sentido, estão reunidos aspectos que buscam delinear a prática das docentes atuantes, no que diz respeito ao processo de aquisição da leitura e escrita de seus alunos, com o foco na elaboração da didática das aulas, no processo de alfabetização. A análise dos dados dessa pesquisa possibilita compreender a necessidade de que os professores alfabetizadores empenhem esforços no sentido de promover estratégias cada vez mais significativas para o ensino/aprendizagem dos alunos, considerando o mundo letrado que há no cotidiano dos estudantes. Palavras-chave: Prática-docente. Leitura e escrita. Formação de alfabetizadores.

Biografia do Autor

Mareide Lopes ARRUDA, UEMS/CAMPO GRANDE MS

Letras / Português e Literatura Brasileira e Literatura Infantil

Alfabetização e Letramento

narrativas autobiográficas

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Publicado
2015-12-22