BOM PROFESSOR

ASPECTOS TÉORICO ACADÊMICOS EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

  • Gislaine Aredes Soares dos Santos UNESP PRESIDENTE PRUDENTE
  • Vanda Moreira Machado Lima UNESP-PRESIDENTE PRUDENTE
Palavras-chave: Escola-Pública. Bom Professor. Professor dos anos iniciais.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de mestrado e tem como objetivo refletir o significado da expressão “Bom Professor”, a partir de pesquisas acadêmicas, referenciais teóricos e professores de anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola no interior do Estado de São Paulo. O estudo é de abordagem qualitativa com a realização de pesquisa bibliográfica e empírica através de aplicação de 20 (vinte) questionários e, posteriormente, a realização de 4 (quatro) entrevistas reflexivas junto aos docentes participantes da investigação. O referencial teórico abrange autores com viés da Pedagogia Crítica e Histórico-Crítica. Os resultados revelaram que o trabalho educativo dos professores está imbuído da dimensão técnica do fazer docente e que, nos momentos de reflexão e narrativas acerca de sua própria prática, os elementos para se considerarem bons professores são predominantemente técnicos, pautados pelo domínio dos conteúdos a serem trabalhados.

Publicado
2023-10-09
Como Citar
Aredes Soares dos Santos, G., & Moreira Machado Lima, V. (2023). BOM PROFESSOR. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.19067